No dia 02 de agosto, a manicure Daiane Pontes, 36, não imaginava que o choro compulsivo de sua pequena Nicole, de 5 anos, ao ver cenas do filme Sempre ao Seu Lado (2009), onde um cão da raça Akita espera em vão seu dono diariamente na estação de trem (abaixo mais sobre o filme), fosse ter tanta repercussão. Ao filmar o choro da pequena, postou nas redes sociais. Resultado, mais de 14 milhões de visualizações, 36 mil compartilhamentos e quase três mil comentários. E esses números assustaram a manicure.
"Nunca imaginei que teria tanta repercussão. Muitas pessoas me adicionaram, não tenho espaço para adicionar mais ninguém. Foram comentários muito carinhosos de tanta gente do bem, que me deixou muito feliz", disse a manicure.
E as pessoas, ao saberem da doença da Nicole, através de outros vídeos na página da mãe, procuraram ajudar. A linda loirinha sofre de osteogênese imperfeita, doença chamada de "ossos de vidro", onde qualquer tombo resulta, praticamente, em fratura.
"Recebi a oferta de uma cadeira de rodas especial para criança de uma senhora de Campo Grande (Daiane e sua filha moram em Seropédica, na Baixada Fluminense), pois o filho dela não usaria mais. Isso fez com que ela pudesse ir para a escola", celebra Daiane.
Nick e a cadeirinha que ganhou por causa da doença e pelo amor aos animais (Arquivo pessoal)
A paixão por cães de Nicky, como ela é carinhosamente chamada, vem desde cedo.
"Ela desde pequenininha amava cães, não podia ver um na rua que queria pegar. Até que tivemos um da raça pincher, que faleceu. Com a tristeza dela e a oferta de uma amiga de um Akita filhote, trouxemos a alegria de volta para casa, pois Nicole feliz, todos ficam. Na verdade, também me apaixonei pela Cristal (a cachorra teve esse nome por causa da doença de Nicole)", diverte-se.
Entre o tratamento da doença no Instituto Fernandes Figueira, no Flamengo e os estudos, Nicola não desgruda dos cães (uma Yorkshire também faz parte da família). E a loirinha já avisou à mãe: quer ser "médica de bichinhos" quando crescer. E evita ver filmes tristes caninos. Sempre avisa que vai chorar se ver.
Entre os cuidados e a necessidade de sustentar a casa
Daiane é separada e tem dois filhos (o mais velho tem 14 anos e sonha ser jogador de futebol). Com a doença da filha e necessidade de ficar 24 horas vigiando a filha, largou o emprego de faz-tudo na serralheria do pai para abrir um cômodo na casa e ser manicure. E ainda arruma tempo para administrar a página da filha e da Cristal no Facebook. Ali, posta vídeos do cotidiano da filha e sua escudeira fofa.
"É uma forma de mostrar que, apesar das dificuldades, ela nunca perde a alegria de viver e a paixão pelos cães. A página é https://www.facebook.com/NickyCristalossosdevidro/
ASSISTA AQUI O VÍDEO QUE VAI TE EMOCIONAR
A doença
Osteogênese imperfeita ou doença de Ekman-Lobstein (do latim, osteo- osso; -genesis formação; imperfecta, imperfeita) é um grupo de doenças genéticas raras caracterizadas por ossos e dentes frágeis. A severidade da doença depende dos genes afetados. Existem 9 tipos identificados dessa doença. Afetam 1 em cada 20.000 nascimentos.
Os pacientes com esta enfermidade nascem com um problema (mutação ou ausência de uma das enzimas necessárias) na formação de colágeno tipo 1. Esse colágeno é um importante componente da estrutura dos ossos. Muitas crianças com osteogênese imperfeita nascem com fraturas, sofrem deformidades e não sobrevivem a idade adulta. Aquelas que sobrevivem, sofrem diversas fraturas, têm baixa estatura, problemas respiratórios, auditivos e odontológicos. As fraturas podem ocorrer mesmo sem causa aparente. Porém a capacidade cognitiva, sensitiva e emocional é normal.
Sempre ao seu lado
O filme, estrelado por Richard Gere, conta a história de um professor universitário que encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça Akita, conhecida por sua lealdade. O cão passa a acompanhá-lo até a estação de trem e esperar sua volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.