Em Estágio de Atenção desde às 10h45 de hoje (2), segundo o Centro de Operações Rio (COR), a população carioca está sofrendo com as chuvas na cidade. Os alagamentos foram relatados em bairros como Madureira - onde o telhado da Igreja Universal do bairro desabou -, Campinho - onde o Supermercado Guanabara do bairro ficou ilhado pelas águas -, Abolição, Tijuca e Brás de Pina. Em 15 minutos choveu 16,8mm na Grota Funda, 15,6mm no Jardim Botânico e 9,4mm em Sepetiba. O prefeito Eduardo Paes está no COR acompanhando os impactos da chuva na cidade.
Avenida Pastor Martin Luther King, na Abolição, ficou alagada. Foto do leitor.
De acordo com o Alerta Rio, núcleos de chuva atuam e ganham força em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, como na região do maciço da Tijuca. Esses núcleos provocaram chuva moderada a forte em alguns lugares. A tendência é que essa chuva continue nas próximas leituras dos pluviômetros.
Telhado da Igreja Universal de Madureira desabou. Foto do leitor.
O Estágio de Atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.
Bolsões e/ou alagamentos confirmados:
* Estrada Lagoa-Barra, em diferentes pontos
* Av. Borges de Medeiros com a R. Saturnino de Brito
* Av. Epitácio Pessoa com Rua Vinícius de Moraes
* Estr. da Pedra, altura do n° 2036
* Rua Jardim Botânico com a Rua Pacheco Leão e na altura do Parque Lage
* Enseada de Botafogo, altura da churrascaria Fogo de Chão
Defesa Civil municipal aciona sirenes em nove comunidades
A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, subordinada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), acionou, a partir das 11h03 deste sábado (02), 21 sirenes em nove comunidades de alto risco geológico do município onde o índice pluviométrico atingiu o protocolo de desocupação preventiva (40 mm em 1h).
Prefeito Eduardo Paes acompanha os impactos da chuva no COR. Foto: Reprodução Twitter.
Os acionamentos aconteceram nas comunidades de Rocinha, Chácara do Céu, Barão, Juramento, Morro do Céu, Pretos Forros, Parque Silva Vale, Rua Brício de Moraes e Ouro Preto - localizadas nas regiões com maior registro de chuvas. O órgão não recebeu nenhum chamado pelos canais 199 e 1746 até o momento.
As equipes da Defesa Civil municipal estão de prontidão e mantêm contato permanente com lideranças e com os responsáveis pelos pontos de apoio a fim de oferecer suporte e atendimento em caso de necessidade.
Alertas sonoros
O sistema de alertas sonoros é baseado no monitoramento dos índices críticos de chuva por meteorologistas do Sistema Alerta Rio, lotados no Centro de Operações Rio (COR), onde profissionais da DCMRJ atuam, de forma integrada, 24 horas/dia. O sistema conta ainda com a participação de líderes e voluntários da comunidade, além de pontos de apoio previamente definidos, caso haja a necessidade de evacuar provisoriamente moradores. O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes da Prefeitura do Rio conta com 83 pluviômetros, 165 sirenes e 194 pontos de apoio.
Informações via SMS
Qualquer pessoa pode receber alerta de chuva forte da Defesa Civil por meio de adesão voluntária. O cadastro é simples, rápido e gratuito: basta enviar mensagem de texto com o CEP de interesse para o número 40199.
BRT Transcarioca
O BRTRio informoi que, por causa da forte chuva, que provoca alagamentos na via, o corredor Transcarioca foi temporariamente interrompido na altura de Campinho. Do Galeão até Madureira/Manaceia os serviços seguem funcionando, até o momento. Os intervalos estão irregulares. No corredor Transoeste, o trecho entre Pingo d’Água e Santa Cruz segue temporariamente interrompido.