A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) realizou nesta quarta-feira (29), no Centro de Niterói, em frente à estação das barcas, uma campanha sobre a importância da coleta seletiva do lixo. O objetivo é conscientizar a população sobre o cuidado na hora de separar o lixo reciclável do comum.
Gari há três anos, Luiz Cláudio Cruz falou que a falta de consciência ambiental de boa parte da população é responsável por encontrar como lixo comum uma grande quantidade de material que poderia ser reaproveitado. Ele também listou quais são os objetos que são encontrados de forma inadequada.
“Alumínio – por causa das latas de cerveja – garrafa pets, televisão e outros eletrodomésticos são alguns dos objetos que muitos descartam da maneira errada, por não terem conhecimento. São coisas que você pode reciclar. Por exemplo, um computador você retira a placa e pode reaproveitar alumínio e até ouro. E o pior que a gente recolhe muitos objetos que o tempo para decomposição é muito grande”, enumerou Luiz Cláudio.
Para outro gari, Fábio Carvalho, o problema é que muitos não se conscientizam com facilidade e agem de forma irresponsável no dia a dia. Ainda de acordo com o profissional, uma melhor ação do povo ajudaria diretamente na coleta feita de forma correta. Ele também falou das ações da prefeitura visando melhorar a coleta.
“Hoje temos vários postos de coleta seletiva da cidade. Existe a coleta móvel, feita pelos caminhões. Eles passam nos condomínios e bairros em geral. Além disso temos ecopontos, que são fixos. Lá existe um projeto entre a Clin e a Enel, a companhia de energia, visando coletar tudo o que é reciclável para transformar em energia elétrica. Com isso, o cliente que se torna parceiro do projeto ganha até desconto na conta de luz”, exemplificou Fábio