A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza campanha de doações para a aquisição definitiva do meteorito Campinorte, encontrado em uma fazenda de Goiás. É o terceiro maior encontrado em território brasileiro, com peso de uma tonelada e meia e cujo proprietário o colocou a venda.
Os cientistas estimam que o meteorito caiu há mais de mil anos. A falta de legislação no Brasil permite que uma organização estrangeira adquira o artefato.
Segundo a Geóloga, professora do departamento de geologia da UFRJ e diretora do Museu da Geodiversidade do Instituto de Geociências da UFRJ, Kátia Leite Mansur, o objetivo da Universidade é fazer com que o artefato espacial permaneça no Brasil para a realização de pesquisas.
O valor previsto para a aquisição é de R$ 400 mil. As doações podem ser feitas na conta do Banco do Brasil, Agência 2234-9, conta 55682-3, CNPJ da fundação coppertec 72.060.999/0001-75.
"A intenção é que a gente consiga recursos. Para isso, existe um site que tem total transparência onde cada doação aparece. Isso tudo fica disponível para quem quiser doar e fazer com que esse meteorito fique no nosso país para continuar para ser objeto de pesquisa e para continuar sendo acessível, para que nossas crianças nossos estudantes possam conhecer um pouco desse material Espetacular da terra.
Ouça a professora Kátia Leite Mansur: