O Vasco atropelou o Botafogo com uma vitória de 3x0, na noite de domingo (10), pela 29° rodada do Campeonato Brasileiro. Dois dos gols foram marcados por bases da casa: no primeiro tempo, Talles Magno e no segundo, Andrey e Pikachu. Já o adversário fez uma péssima partida, não atacou, criou ou marcou. Chegou a esboçar uma reação e quase empatar, mas logo foi dominado de novo. Com esse resultado, o Gigante da Colina respira, indo para a 15° posição, enquanto o alvinegro está cada vez mais afundado, em penúltimo na tabela.
Na próxima rodada, o Vasco pega o Coritiba em casa, no sábado. O Botafogo vai à Vila Belmiro encarar o Santos, no domingo.
Vasco abre o placar e domina o primeiro tempo
O jogo começou morno e tecnicamente ruim. O Glorioso teve maior posse de bola, mas quem chegou mais perto de abrir o placar foi o Vasco. Aos 6 minutos, Cano arriscou de fora da área e a bola passou pertinho da trave adversária. Após muitos erros e jogadas sem qualidade, o primeiro gol da partida saiu. Aos 21 minutos, após a finalização de Gil, Henrique levantou na área para Talles Magno, que subiu sozinho e cabeceou no canto direito de Cavallieri.
O Botafogo não atacou e nem marcou, estava completamente inofensivo. O cruzmaltino foi evoluindo na partida e quase marcou o segundo, aos 27 minutos. No cruzamento do Pikachu, a zaga tirou a bola de Cano. Talles Magno pegou a sobra e cruzou, Cano quase chegou para marcar o dele. O time da casa se lançou no ataque, aproveitando os espaços com o inspirado Talles Magno. Aos 38 minutos, o atacante fez linda jogada individual, o chute saiu fraco, mas Cavallieri quase deu o rebote. O único ataque perigoso do alvinegro, foi aos 44 minutos. Romildo finalizou bem, mas a bola passou à esquerda de Fernando Miguel.
Vasco seguro faz mais dois em Botafogo apático
O início do segundo tempo do Botafogo foi da mesma forma que o primeiro. O time teve dificuldade pra criar e não esboçou qualquer sinal de possibilidade de virar a partida. Com 15 minutos de bola rolando houve duas finalizações somente: uma para cada time, mas nenhuma perigosa. Na metade da segunda etapa, o alvinegro tentou reagir e passou a atacar. Aos 21 minutos, Kalou foi lançado, bateu na saída de Miguel, mas o goleiro vascaíno fechou bem. E no lance seguinte, na cobrança de escanteio, Kanu cabeceou e depois chutou, mas Henrique salvou em cima da linha, mais uma vez. Aos 26 minutos, na cobrança de falta, Cícero marcou de cabeça, mas a arbitragem anulou o gol.
O Gigante da Colina tentou responder ao ataque rival. Com 30 minutos, Andrey tabelou com Caio Lopes e soltou a bomba para grande defesa de Cavalieri. E no minuto seguinte a resposta veio, e o time da casa dobrou o placar com Andrey. Após troca de passes entre as bases Bruno Gomes, Talles e Caio Lopes, o camisa 15 finalizou bonito e marcou mais um para o cruzmaltino. O Botafogo foi envolvido pela pressão do Vasco, que continuou atrás do gol para garantir a vitória. Aos 46 minutos, Pec cruzou na medida para Cano, que finalizou bem, mas Cavallieri impediu o terceiro gol. E para selar a vitória, Pikachu foi derrubado por Barrandeguy na área e foi marcado o pênalti, aos 50 minutos. Ele mesmo pediu para bater e cobrou bem, marcando seu primeiro gol na temporada. O time mandante mostrou muito mais vontade e organização que o adversário.
VASCO 3 x 0 BOTAFOGO
Gol: Talles Magno ( VAS 21"/1 T), Andrey ( VAS 31"/ 2 T), Pikachu ( VAS 50"/2 T)
Cartão Amarelo: Pikachu 51"/ 2 T)
Horário:20:30h
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
VASCO: Fernando Miguel; Cayo Tenório (Jadson 28"/2T), Werley, Leandro Castan e Henrique; Bruno Gomes(Marcos Júnior 41"/2T) , Juninho (Andrey 20"/2T) e Gil ( Caio Lopes 28"/2T); Yago Pikachu, Cano e Talles (Gabriel Pec 40"/2T). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Kevin ( Barrandeguy 30"/2T), Kanu, David Souza, Victor Luis; Zé Welison, Kelvin ( Lecaros 20"/2T), Romildo (Cícero 8"/2T) ; Warley (Bruno Nazário 00"/2T), Rhuan ( Kalou 00"/2T) e Pedro Raul. Técnico: Eduardo Barroca