TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Cedae desliga Guandu para conter gosto e cheiro ruins

A estação voltará a operar na manhã desta sexta-feira.

Por Portal Eu, Rio! em 22/01/2021 às 09:58:46

A Estação de Tratamento do Guandu voltará a operar na manhã desta sexta-feira (22), quando a produção também será normalizada. Foto: Reprodução

Em função de novas análises da contagem de algas na lagoa próxima à Estação de Tratamento do Guandu (ETA Guandu), a Cedae adotou o protocolo operacional definido no plano de contingência do Guandu, operando as barragens da captação e paralisando a ETA por algumas horas na noite desta quinta-feira (21), de maneira preventiva.

De acordo com a empresa, a estação voltará a operar na manhã desta sexta-feira (22), quando a produção também será normalizada.

Imóveis com sistema interno de reserva (cisterna e/ou caixa d"água) não devem sofrer desabastecimento. Em áreas de ponta do sistema (extremidade das redes) e em cotas elevadas o abastecimento pode levar até 48h para normalizar. A Cedae montou esquema especial para atender hospitais e outros serviços essenciais com carros-pipa, caso haja necessidade.

No monitoramento de rotina do dia 19/01, os técnicos detectaram alterações na água bruta, próxima à Estação de Tratamento de Água Guandu. Imediatamente, o material foi coletado, enviado para exame laboratorial e, antes do resultado (previsto para sete dias), as medidas começaram a ser aplicadas.

Técnicos intensificaram na lagoa o uso de argila ionicamente modificada, responsável por reduzir o alimento para a proliferação das algas que liberam a geosmina/MIB. Também foi aumentada a dosagem de carvão ativado na estação.

Com as medidas, os técnicos já relatam percepção de melhora na água produzida, o que brevemente também será percebido pelo consumidor.

Importante ressaltar que – apesar das alterações desagradáveis de gosto e odor – caso seja confirmada a presença da geosmina/MIB, a substância não oferece risco à saúde.

Clientes que sentirem qualquer alteração na água podem entrar em contato pelo 0800 282 11 95.

Ações adotadas desde 2020 para controle da geosmina/MIB

- Aplicação de carvão ativado na estação;

- aplicação da argila ionicamente modificada na lagoa de água bruta (não tratada);

- coleta diária para análise de geosmina/MIB (mesmo não havendo exigência do Ministério da Saúde para essa substância);

- análise diária de gosto e odor da água produzida na ETA;

- análise semanal da quantidade e espécies de alga na água bruta.


Tags:   Guandu
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.