Policiais Civis da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) prenderam em flagrante na manhã deste sábado (1) Edvan Teles Santos de Souza, conhecido como “Dog” e Vagner Araujo Santos, conhecido como “Vaguinho”. Eles seriam integrantes da facção criminosa de São Paulo PCC (Primeiro Comando da Capital) e viriam negociar drogas com traficantes do Complexo de São Carlos, no Estácio, na Região Central do Rio.
A prisão ocorreu próximo a Rodoviária Novo Rio, na Zona Portuária da cidade. Com os presos foram encontrados 1 kg de cocaína e 1 kg de haxixe.
As prisões foram um desdobramento da Operação Fractionis deflagrada em agosto e que desarticulou uma quadrilha de traficantes de drogas no São Carlos. Ao todo, foram presas 13 pessoas, entre elas Marcela das Chagas que, segundo a polícia, é integrante da facção paulista e responsável por grandes negociações de drogas, armas e munições para o Terceiro Comando Puro (TCP).
A investigação descobriu a atuação de diversas mulheres que passaram a integrar a alta hierarquia da organização criminosa investigada. Elas teriam funções relevantes, tais como a parte financeira, transporte de drogas e armas e abastecimento dos pontos de vendas.