Diante da realidade das regiões periféricas do país, o Observatório de Favelas, organização da sociedade civil com atuação nacional, lançou hoje (10) a segunda fase da campanha "Como se proteger do coronavírus". Nesta etapa, a campanha - que está no ar desde março de 2020 - tem como objetivo central informar moradores de favelas e periferias sobre a vacina e afirmar a importância da vacinação e do pacto coletivo de cuidado. O lançamento busca fortalecer também as ações do Dia Estadual de Mobilização para Enfrentamento da COVID19 nas Favelas do Rio de Janeiro .
"Convidamos especialistas para pensarmos juntos formas e soluções para que efetivamente as pessoas que moram em territórios favelados possam se proteger. Ou seja, não é apenas denunciar que nas favelas não têm saneamento básico, é pensar um passo à frente disso. Como nesse cenário podemos contribuir para que moradores de favelas e periferias de alguma forma se protejam? Porque consideramos que é nosso papel articular esse tipo de solução. Passar do lugar da constatação e avançar no sentido de pensar soluções", explicou Isabela Souza, diretora do Observatório de Favelas.
A segunda fase da campanha será possível graças ao convite da Fiocruz de que o Observatório de Favelas, junto com outras iniciativas entendidas com potencial educativo, estendesse suas ações. Neste sentido, de fevereiro a maio, o Observatório de Favelas produzirá conteúdos com foco em informar moradores de favelas e periferias sobre a importância da vacinação. Para este momento, está prevista a produção de peças gráficas, áudios e textos e duas edições do podcast da Organização, o FavelaPOD. Além disso, entendendo que as dificuldades de acesso à internet que moradores de periferias enfrentam, a campanha também seguirá distribuindo a cartilha impressa em territórios populares.
Ao longo de 2020, foram produzidos conteúdos para serem veiculados via whatsapp e redes sociais (facebook, instagram e twitter), a partir de diálogos com especialistas, sempre com dicas de proteção e cuidado para moradores de favelas e periferias no contexto da pandemia. Como desdobramento da campanha, o Observatório de Favelas lançou, ainda em 2020, a cartilha "Como se proteger do coronavírus", em formato virtual e impresso, e um pack de figurinhas para o whatsapp. Toda a campanha está disponível para download e um repositório no site do Observatório de Favelas. Acesse em https://of.org.br/como-se-proteger-do-coronavirus/.
A campanha "Como se Proteger do Coronavírus" é uma realização do Observatório de Favelas, feito com o apoio da Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz (@oficialfiocruz) e em parceria com o projeto de extensão Saberes em Saúde (@saberesemsaudeufrj), da UFRJ, e com A Madre Produtora (@amadreprodutora).
Dia Estadual de Mobilização para Enfrentamento da COVID19 nas Favelas do Rio de Janeiro
O dia 10 de fevereiro também marca o Dia Estadual de Mobilização para Enfrentamento da COVID19 nas Favelas do Rio de Janeiro que tem como objetivo fomentar ações de Informação, Articulação e Vigilância em saúde de base territorial visando o enfrentamento da Covid-19, seus efeitos e impactos nas favelas do Rio de Janeiro.
SERVIÇO:
Lançamento Segunda fase da campanha "Como Se Proteger do Coronavirus"
Local: On-line (Whatsapp e Redes Sociais)
E-mail: [email protected]
Acesse o repositório da campanha em https://of.org.br/como-se-proteger-do-coronavirus
Instagram: @defavelas
Realização: Observatório de Favelas
Apoio: Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz
Parceria: Projeto de extensão Saberes em Saúde da Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ e A Madre Produtora.