É inegável que o time do Flamengo rendeu este ano bem abaixo da temporada de 2019, com quase os mesmos jogadores. Devido ao fracasso retumbante após a saída do técnico Jorge Jesus, mesmo ainda disputando o título do Brasileirão de 2020, quatro jogadores do Flamengo estão de saída: Léo Pereira, João Lucas, Vitinho e Michael. A informação é do globoesporte.com.
O rubro-Negro foi protagonista de grandes compras de atletas nas últimas janelas de transferências e, agora, está disposto a receber proposta de interessados pelo quarteto. Em contraposição, na manhã de quarta-feira (10/2), o jovem volante João Gomes, de 19 anos, renovou seu contrato com o Mais Querido até 2025.
O aproveitamento de Vitinho é um pouco melhor que o dos outros três. Em 2020, o atacante entrou em 48 jogos, porém, fez apenas três gols: contra o Bahia, Corinthians, e Fluminense, na decisão do Carioca. Em campo, Vitinho saiu vitorioso 29 vezes; empatou 11; e, em oito vezes, saiu derrotado. O atacante vem entrado no decorrer das partidas, mas não vem de boas atuações, inclusive, com muita reclamação e cobrança da torcida. Além disso, Vitinho possui um salário milionário.
O lateral João Lucas, de 22 anos, também está de saída. Pouco utilizado, jogou apenas 10 vezes nesta temporada e conseguiu marcar uma vez, no Carioca, contra o Volta Redonda. Já são oito partidas consecutivas sem ser utilizado pelo treinador. Nas 10 partidas em que participou, venceu seis, empatou três e perdeu uma. O lateral não é a única opção para substituir Isla, já que tem Matheuzinho como concorrente.
Léo Pereira teve a responsabilidade de suprir a ausência de Pablo Marí, que teve destaque na temporada de 2019. O camisa 4 jogou 34 vezes com a camisa Rubro-Negra. Após falhas individuais em algumas partidas, o zagueiro não só saiu da equipe titular como não está sendo mais utilizado por Ceni: 13 partidas consecutivas sem atuar. Na ausência de Rodrigo Caio, inclusive, o técnico decidiu colocar o volante Willian Arão na zaga titular. Pereira esteve com a saída quase decretada para o Besiktas, da Turquia, mas a proposta daquele clube não agradou o Flamengo, que decidiu rejeitar a proposta.
Já Michael, por pouco, não foi vendido para o futebol da Arábia Saudita. A transação não foi concluída, com êxito, porque o Flamengo fez uma contraproposta recusada pelos sauditas. O atacante foi a revelação da temporada passada, quando atuava pelo Goiás. Porém, com a camisa flamenguista, pouco contribuiu. Em 42 jogos deixou apenas quatro bolas na rede. Nas últimas partidas, Ceni colocou Michael no fim do jogo ou não o colocou para jogar. Assim, o atacante está sendo uma peça quase nula no elenco.
João Gomes renovou com o Flamengo até 2025. Foto: Reprodução Twitter
Em contraposição, o volante João Gomes ampliou, hoje (10), o vínculo com o Flamengo por mais quatro anos. O jovem subiu do sub-20 para o profissional, nesta temporada. Atualmente, é o principal substituto de Gerson e Willian Arão na posição de volante. João jogou 23 partidas com a camisa do Fla e saiu vencedor em 15 delas.