Unir o útil ao agradável é indispensável em qualquer situação e isso não é diferente quando estamos falando de benefícios para nossas residências ou empresas. Então, você já pensou que maravilha ter em um único projeto itens como sustentabilidade, tecnologia e economia? Estamos falando da Energia Fotovoltaica, um sistema produzido a partir do calor e da luz solar. Quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida.
Tecnicamente falando, o funcionamento do Sistema Fotovoltaico é baseado no fenômeno que ocorre durante a colisão das partículas de luz solar com os átomos de silício presentes no painel solar, dessa forma gerando um deslocamento dos elétrons que cria uma corrente elétrica continua. Sendo assim, o inversor solar converte a energia solar para as residências ou empresas, e essa energia será utilizada por utensílios e equipamentos elétricos. Sabe qual o grande diferencial? Todo o excesso de energia vai para a rede da distribuidora, que vai gerando créditos para serem utilizados ao longo de cinco anos.
Assim sendo, quanto maior a quantidade de painéis fotovoltaicos instalados, menor será a necessidade de grandes centrais geradoras, tornando cada vez mais benéfico o uso da energia solar, não apenas para as pessoas que estão investindo neste tipo de equipamento, mas para toda comunidades em que estão inseridas.
Uma dúvida que muitas vezes acaba confundindo as pessoas leigas no assunto é a diferença de painel solar térmico e painel solar fotovoltaico. Resumidamente, o coletor térmico tem a função de aquecimento, já o sistema fotovoltaico converte a energia proveniente dos raios solares em eletricidade.
Uma das empresas que atua neste segmento é a Khronos Distribuidora. Além de trabalhar no segmento fotovoltaico, cuja essência é a sustentabilidade, têm soluções residenciais, comerciais e industriais para este sistema de energia. Trabalha com o que há de melhor em equipamentos no mercado mundial, possui um estoque amplo para possíveis reparos, suporte em todas as etapas, preço altamente competitivo, e o cliente ainda conta com uma rede de instaladores aptos e treinados para garantir a melhor instalação, limpeza, manutenção e conservação em qualquer estado do Brasil.
Solução e benefícios para residências
A energia fotovoltaica é modular e acessível para todos, se adaptando às necessidades do consumidor. É um sistema que pode ser instalado tanto em uma casa composta por saunas, piscina, ar condicionado, assim como em uma pequena residência com sala, cozinha, quarto e banheiro, sem muitos eletrodomésticos.
No caso do consumidor final, um grande diferencial do Grupo Khronos são as linhas de financiamento com bancos parceiros. “É feito o projeto e também uma consultoria personalizada até a aprovação do financiamento, permitindo que o cliente comece a ter benefícios, sem a necessidade de descapitalização momentânea”, afirma Bernardo Hickel. Segundo o especialista, o financiamento pode ser realizado em até 120 meses – dependendo de cada perfil e projeto - ajustando a conta de luz do cliente na mesma ordem de grandeza da parcela do valor financiado. “Ao optar pela instalação desse sistema o cliente estará transferindo gastos de energia elétrica para um investimento que, depois de pago, irá gerar grande economia”, complementa Bernardo.
Case FURB – Universidade de Blumenau
Em fevereiro de 2020, a Khronos Comercial venceu a licitação para instalação do sistema fotovoltaico na FURB, como parte do Programa de Eficiência Energética da Celesc – PEE Celesc 13/2017. Mas, devido ao confinamento imposto pela pandemia, as atividades foram suspensas. O retorno ocorreu em outubro com a conclusão da obra no início de dezembro. Agora, o projeto - que teve como empresa responsável por toda parte de instalação, treinamento e certificação do sistema o Grupo Khronos -, aguarda a vistoria da CELESC para entrar em operação.
O Sistema Fotovoltaico instalado na cobertura do prédio do Bloco G, no campus 2 da FURB – Universidade de Blumenau - conta com 150 módulos de 340 Wp cada, totalizando 51kWp de potência instalada. São utilizados 2 inversores de 30KW cada para o processamento da energia injetada na rede da edificação. A expectativa de geração do sistema Fotovoltaico é de 57.500 kWh/ano. Popularmente falando, o Projeto FURB vai gerar, no ano, energia equivalente ao consumo de 30 casas populares.
Sobre a manutenção desses equipamentos, Bernardo Hickel explica que é praticamente zero. “Os produtos utilizados são de altíssima qualidade. É claro que ao longo do tempo os equipamentos vão perdendo sua capacidade, mas a vida útil ainda é indeterminada, já que os primeiros módulos instalados há 25 anos, ainda estão em pleno funcionamento. Quanto a garantia de defeito do módulo, o tempo é de 10 anos”, afirma Bernardo.