TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Victor Martim, Luide e Anitta são os mais citados do Clubhouse no Twitter

Ferramenta Knewin Social monitorou mais de 38 mil tuítes entre os dias 31 e 07 de fevereiro

Por Portal Eu, Rio! em 18/02/2021 às 10:00:00

A conta de Victor Martim no Clubhouse está entre as mais mencionadas, segundo levantamento. Foto: Divulgação

O assunto do momento é Clubhouse, a nova mídia social por voz que está fazendo sucesso pelo mundo. Para entender a repercussão do assunto no Twitter, a Knewin, maior PRTech da América Latina, analisou 39.003 tuítes entre os dias 05 a 12 de fevereiro (até às 14h). Segundo a ferramenta Knewin Social, utilizada para a análise, houve um pico de menções no dia 09, com 11.271 tuítes. As palavras-chaves mais citadas foram “clubhouse” (33.943 tuítes) e #clubhouse (37.343 tuites). Quanto às hashtags mais utilizadas estão: #clubhouseinvite e #clubhouseconvite.

As principais contas mencionadas são do produtor e agente de talento, Victor Martim(@9ctor); da cantora Anitta(@anitta) e do streamer e criador de podcast, Luide (@luide), devido à grande interação na ferramenta. A Knewin apontou que os assuntos mais comentados no Twitter, foram pedidos de convite para entrar no Clubhouse; reclamações sobre o fato do aplicativo não estar disponível para Android; críticas ao fato de que as pessoas reclamarem de lives, áudios no whatsapp e do zoom, mas estarem na mídia; e o debate sobre a falta de acessibilidade para surdos no aplicativo. Além de tudo isso, as pessoas estão comentando que o aplicativo gera gatilhos de ansiedade e desencadeia problemas relacionados ao FOMO – Fear of missing out (ou sensação de perder algo).

Knewin

Fundada em Florianópolis em 2011, a Knewin tem como missão democratizar o acesso à informação a partir de tecnologia de ponta. A maior empresa em faturamento de PRTech da América Latina é responsável por desenvolver soluções de monitoramento de notícias e de redes sociais para cerca de mil clientes de vários segmentos, incluindo comunicação e marketing, em quatro países. A Knewin tem uma estratégia de crescimento consistente e já fez doze aquisições desde 2016 (Informa Brasil, Zubit, Oficina de Clipping, Myclipp, DataClip, Editorial Link, Varjão Clipping, Monitori, MITI, Plugar e Armazém Digital, NewsMonitor), que ajudaram na construção de um portfólio ainda mais robusto.

Levantamento:


Do dia 05/02 a 12/02, o pico de menções aconteceu no dia 09 (crescimento da pauta na imprensa e maior interesse dos usuários), com 11.271 tuítes. Desde então, a visibilidade da temática nas redes diminuiu, mantendo uma média de 6 mil tuítes por dia. Foram coletados o total de 39.003 tuítes com a plataforma Knewin Social durante o período de monitoramento, com o termo “clubhouse” (33.943 menções) e a hashtag #clubhouse (37.343 menções). Importante: as menções podem ser simultâneas (aparecendo no mesmo tuíte) ou não.


Quanto às hashtags, #clubhouse, #clubhouseinvite e #clubhouseconvite contam como as mais utilizadas no período monitorado. Na busca, as principais contas mencionadas são: @9ctor (produtor e agente de talentos), @anitta, @luide (streamer e criador de podcast) e @joinclubhouse. Em relação aos assuntos mais comentados no Twitter, estão: - pedidos de convite para entrar no Clubhouse - reclamações sobre o fato do app estar disponível apenas para IOS.

Quanto à qualidade das conversas: muitos dizem ser fútil enquanto outros dizem passar o dia inteiro no app - as comparações entre os convites do app e a febre do Orkut (que exigia que você fosse convidado para participar da rede social).

- a conversa sobre o app causar gatilhos de ansiedade nas pessoas e trazer problemas relacionados ao FOMO, termo que representa o Fear of missing out (ou sensação de perder algo)

- críticas ao fato de que as pessoas reclamavam das lives, dos áudios no whatsapp e do zoom, mas agora estão na rede - debate sobre a falta de acessibilidade para surdos no app;

- críticas às salas cheias que não rendem e que proporcionam conversas unilaterais.

Em relação à repercussão na imprensa brasileira em fevereiro, foram coletadas 1.969 notícias, no mesmo período de monitoramento (05 a 12/02) com a plataforma Knewin News. No último monitoramento realizado pela Knewin, houve 1,59% a menos de visibilidade do app na imprensa americana (1.938 notícias monitoradas). Em relação às temáticas pautadas pela imprensa, no Brasil há notícias sobre o que é o Clubhouse e como ele funciona, o impulsionamento do app por Boninho (diretor de televisão) e do empresário norte-americano Elon Musk, além das ações que o Facebook está planejando para competir com o app, a venda de convites na internet e a presença de empreendedores e de marcas (como a Nescau) no aplicativo. Por sua vez, nos EUA, as pautas estão focadas, especialmente, na queda do app na China, nas ações do Facebook para competir com o Clubhouse, no impulsionamento da rede pela presença de Elon Musk e Kanye West, bem como em conversas por questões de checagem de fatos para agravação dos áudios, já que o app não salva.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.