Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Gentileza gera gentileza

A história de pessoas que ajudaram um guardador de rua a comprar um celular

Fato viralizou nas redes e tornou a semana de todos muito melhor


Reprodução de internet

Se você fosse vendedor de aparelhos celulares, o que faria se um comprador aparecesse com 14 reais para dar de entrada em um aparelho e pedindo para fazer crediário? Provavelmente, despacharia o comprador, certo? Pois um grupo de vendedores do Ponto Frio do Barra Shopping não tiveram esse tipo de ação. Quando o guardador de carros Marcos Vinícius Pereira Ramos, 23, foi na unidade pesquisar por um aparelho, perceberam que aquele comprador não era um outro qualquer. Ao ouvirem a história desse morador da Cidade de Deus, resolveram tomar uma atitude: fizeram uma vaquinha e compraram um aparelho para Marcos.

"Ele apareceu mais de cinco vezes na loja. Cada vez, com um pouquinho de dinheiro, tentando um crediário com carnê. Sempre ia com a intenção de comprar, mas ele por não possuir renda, não conseguia. Ele sempre tentava. Quando soube que os 14 reais não seriam suficientes, ele foi pro shopping pedir dinheiro, foi trabalhar guardando carros e toda hora ia levando uma quantia e sem conseguir. Foi quando levantamos a ideia de cada um juntarmos uma quantia e comprar um aparelho que estava no mostruário. Com os descontos, demos um aparelho bacana. Não tem certificado de venda que pagasse esse resultado", disse um dos vendedores da Ponto Frio, Carlos Bueno, 27.

O resultado da boa ação gerou um vídeo que viralizou nas redes. Mais de 1,5 milhões de pessoas visualizaram a emoção de Marcos ao receber o aparelho e a comoção dos vendedores com o momento (veja vídeo no final da matéria). Uma dessas pessoas é a professora de dança Carol Martins, 30. Dona de uma companhia de dança, a Mutcha Dança, ela ofereceu ajuda.

"Vi as pessoas compartilhando no Facebook, um amigo o fez e me interessei pela história. E casou com o que eu pensava a algum tempo. Eu moro em comunidade e ele é da Cidade de Deus. Vejo pessoas indo para o outro lado. Sempre pensei em fazer algo social. Nosso grupo de dança já planejava dar aulas gratuitas e vamos fazer no Engenhão. E quando perguntei o contato dele, me passaram, trocamos mensagens. Descobri que ele quer ser PM e como ele não tem o ensino médio, me propus para pagar Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) e uma bolsa de estudos. Semana que vem vou pegar livros do ensino médio e vou imprimir provas anteriores para ele estudar. E ainda ofereci a treinar na minha academia de dança, pois o mercado para dança é mais fechado para homens.

Sonhos e tratamento

Marcos Vinícius não imaginava a repercussão da história. Além do sonho em ser Policial Militar, ele tem outros mais imediatos.

"Fiquei muito feliz, agradeci a todos da loja. Sou cara muito honrado com meus princípios. Fico triste com pessoas que dizem que eu vou vender telefone que ganhei, como vi nos comentários no Facebook. Eu me esforcei, juntei meu dinheiro para comprar um na loja. Vou me esforçar e batalhar sempre. Antes eu havia comprado celulares usados. Queria comprar meu primeiro celular na loja. Meu sonho é arrumar um emprego onde eu possa comprar coisas que eu gosto de comer, como biscoito e strogonoff", diz Marcos, que trabalhou como empacotador em um supermercado em Curicica.

"Eu era funcionário de vaga de PCD (Pessoa com Deficiência) pois tenho F70 que não foi desenvolvida. Quem sabe eu não consiga um tratamento. Sei que às vezes me comporto como criança, mas estou cada vez mais buscando andar com pessoas adultas para evoluir melhor", completou Marcos, que toma conta de carros nas praias da Barra e Copacabana. 

AJUDA

O próprio Código Internacional de Doenças (CID 10), desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, ao especificar o Retardo Mental (F70-79), propõe uma definição ainda baseado no coeficiente de inteligência, classificando-o entre leve, moderado e profundo. Inclui também vários outros sintomas de manifestações dessa deficiência, como a "[...] dificuldade do aprendizado e comprometimento do comportamento", o que coincide com outros diagnósticos de áreas diferentes. O diagnóstico da deficiência Intelectual não se esclarece por supostas categorias e tipos de inteligência.

O Portal EU, RIO! deseja ajudar esse rapaz, de coração puro e muita vontade de vencer. Então, solicitamos através da nossa página no Facebook (facebook.com/portaleurio) dois pedidos de ajuda.

1 - Um profissional que cuidasse dessa questão do F70 que caracteriza esse retardo pequeno que ele possui, mas em que nada atrapalha no cotidiano desse rapaz.

2 - Alguma empresa que possa dar uma vaga de emprego para ele, que já trabalhou em supermercado.

Se conhecer alguém que possa ajudar, mande mensagem inbox para nossa página ou email para redacao.eurio@gmail.com, que iremos repassá-la.

Abaixo, o vídeo que motivou diversas ações boas de gente do bem. por um Rio mais humano

https://www.facebook.com/carlosbueninho/videos/2012165558844450/


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!