O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, determinou o fechamento das praias durante o próximo final de semana como medida para conter a proliferação da covid-19. Decreto neste sentido foi publicado no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (19), acrescentando essas medidas ao decreto que restringe atividades públicas na cidade.
O decreto passa a valer a partir da 0 h de sábado. Assim sendo, a nova medida proíbe pessoas nas areias das praias em qualquer horário. O decreto proíbe ainda a prática de esportes, o banho de mar o comércio ambulante, o fixo e o itinerante.
Do mesmo modo, a prefeitura vai impedir a entrada de veículos de fretamento no município. Trabalhadores e funcionários de empresas estão liberados. Para isso, devem apresentar comprovantes. Em relação aos turistas, esses devem comprovar reserva de hospedagem.
O novo decreto proíbe também o estacionamento de veículos em toda a orla. Táxis, veículos de moradores, idosos e portadores de necessidades especiais são permitidos.
As áreas de lazer das avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica também estão suspensas. O trânsito de veículos será livre nessas pistas.