A ONG Viva Baixada realiza neste domingo (18) às seis da tarde o concurso Miss Baixada 2020 com objetivo de buscar a autoestima, o resgate cultural de cada município e combater o preconceito contra a Baixada Fluminense. O evento será no Salão de Eventos Hollywood, em Nova Iguaçu, transmitido pelo canal www.youtube.com/missbaixada.
Haverá restrição de público e o uso obrigatório de máscaras. Apenas candidatas, equipe e jurados estarão no local. O concurso acontece há 14 anos, com a participação de treze meninas (de 14 a 21 anos), cada uma delas incumbida de representar um município do Grande Rio
A ideia do evento partiu da publicitária Patrícia de Paula, que criou a Ong Viva Baixada como forma de resgate cultural. Depois da chacina na região, em 30 de marco de 2005, onde 30 pessoas foram mortas sem que qualquer entidade criasse uma ação em favor dos familiares das vítimas.
O evento contará com a participação de famosos como o vocalista do grupo Sorriso Maroto, Bruno Cardoso; a campeã do BBB 2013, Fernanda Keulla, apresentação do cantor, Kauê Penna, campeão do The Voice Kids 2020, entre outros.
O projeto tem o apoio da Lei Aldir Blanc, com incentivo do Governo do Estado do Rio e Governo Federal.
"No Miss Baixada trabalhamos a autoestima e a desconstrução da ideia de que morar na Baixada propõe inferioridade, não aceitar o preconceito, a partir de como nós mesmos olhamos para onde moramos. Por isso a importância de cada miss ser realmente do município que representa e ter a história da sua cidade e o que ela pode oferecer para nós. Essa é a finalidade do concurso". Explica Patrícia De Paula, a diretora do Viva Baixada e coordenadora do projeto.