A Nikon anunciou através de uma nota em seu site oficial o encerramento de suas atividades no Brasil. Sem explicar os motivos que levaram a empresa a tomar essa decisão, a publicação afirma que a fabricante japonesa irá honrar seus compromissos em relação a produtos fotográficos que ainda estejam na garantia.
Confira o que diz um trecho do comunidado. "É importante enfatizar que os reparos continuarão sendo honrados pelo Grupo Nikon. A assistência técnica e as solicitações de reparo de produtos em garantia deverão ser realizadas pelo site da Nikon do Brasil por meio de formulário online. Equipamentos fotográficos e acessórios que estejam fora de garantia terão os serviços de assistência técnica assumidos diretamente pela marca nos Estados Unidos".
No que diz respeito a linha da empresa voltada a microscopia, a Nikon Instruments, os produtos continuarão sendo distribuídos pela Biolab Brasil, assim como acessórios e assistência técnica. Assim como os outros distribuidores para microscópios educacionais e clínicos, Spectrun, Hoven e PMH, que de acordo com a nota "permanecerão inalterados e continuarão a atender seus clientes normalmente".
O Brasil havia sido o primeiro país da América do Sul a ter uma unidade da Nikon, isso aconteceu em 2011 quando a empresa chegou investindo 10 milhões de dólares. O encerramento já estava previsto desde o ano passado, quando a empresa anunciou uma espécie de reestruturação. "A Nikon Corporation está otimizando as estruturas de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D), Vendas e Fabricação em uma reestruturação em escala global. Como parte deste processo, a Nikon do Brasil (?) encerrará a venda de câmeras, lentes e acessórios fotográficos para o mercado brasileiro", disse um comunicado na época.
Em março deste ano as redes sociais da marca no país já haviam sido redirecionadas para a versão norte-americana.