Dentro do São Januário, o Vasco perdeu no tempo regulamentar por 1 a 0, mas foi campeão da Taça Rio nas penalidades, em cima do Botafogo. Com mais um título, o Gigante da Colina fica ainda mais isolado, com 11 taças conquistadas nesta competição, apesar na mudança de modalidade da disputa este ano.
Quem começou dando o recado foi o Botafogo com Pedro Castro de cabeça, que finalizou para fora. Aos 9, o Glorioso chegou de novo, desta vez pela direita, com um cruzamento na área. Porém, Marco Antônio não conseguiu chegar na bola. Após a parada técnica, a partida seguiu sem grandes oportunidades. Aos 34, O Alvinegro encaixou um contra-ataque e Ronald tocou para Rafael Navarro, que chutou forte. Vanderlei fez boa defesa.
Léo Jabá chegou até a marcar para o Cruzmaltino, mas a arbitragem marcou impedimento. Já nos minutos finais, Zeca passou pela esquerda e soltou a bomba, mas Douglas Borges fez grande defesa.
Foto: Vitor Silva/Divulgação Botafogo
Na etapa final, o Vasco voltou com uma postura totalmente diferente. Após recuperação da bola na intermediária, Gabriel Pec chutou para mais uma boa defesa de Douglas Borges. Aos 10 minutos, de novo Zeca apareceu pela esquerda e chutou forte, mas a bola foi para fora. Até que, aos 26 minutos do segundo tempo, Rafael Navarro chutou e Vanderlei espalmou. No rebote, Gilvan apareceu para concluir e abrir o marcador para o Botafogo.
O Gigante da Colina respondeu aos 35 minutos, em jogada ensaiada. Mais uma vez Zeca soltou o pé para Douglas Borges defender. Aos 42 minutos, o Alvinegro teve mais uma chance com Felipe Ferreira dentro da área, mas o meia chutou por cima da meta.
Com isso, a partida foi para as penalidades. Andrey começou batendo para o Vasco e marcou. Pedro Castro cobrou para o Botafogo e Vanderlei defendeu. Zeca ampliou para o Cruzmaltino. Felipe Ferreira bateu rasteiro e Vanderlei pegou mais uma. Gabriel Pec chutou deslocando Douglas Borges e marcou o 3º. Na cobrança de Matheus Frizzo, o goleiro vascaíno foi bem mais uma vez e agarrou, dando o título da Taça Rio ao Vasco.
FICHA TÉCNICA
Vasco 0x1 Botafogo (3x0, nos pênaltis)
Gols: Gilvan (0-1) (26'/2ºT)
PÊNALTIS: 3x0
VASCO:
- Andrey (CONVERTEU)
- Zeca (CONVERTEU)
- Pec (CONVERTEU)
BOTAFOGO:
- Pedro Castro (PERDEU)
- Felipe Ferreira (PERDEU)
- Matheus Frizzo (PERDEU)
Data/Hora: 22 de maio de 2021, às 15h05 (de Brasília)
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Mauricio Machado Coelho Junior
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Lilian da Silva Fernandes Bruno
Cartões amarelos: Warley (BOT) e Marcelo Cabo (VAS)
VASCO: Vanderlei, Léo Matos, Ernando, Ricardo Graça e Zeca; Andrey e Galarza (Romulo 29'/2ºT); Gabriel Pec, Morato (Figueiredo 21'/2ºT) e Léo Jabá (Juninho 38'/2ºT); Cano. Técnico: Marcelo Cabo.
BOTAFOGO: Douglas Borges, Warley, Kanu, Gilvan e Paulo Victor (Rafael Carioca 26'/2ºT); Romildo (Matheus Frizzo 26'/2ºT), Ricardinho (Felipe Ferreira 14'/2ºT) e Pedro Castro; Ronald (Marcinho 33'/2ºT), Rafael Navarro e Marco Antônio (Ênio 33'/2ºT). Técnico: Marcelo Chamusca.