O Fluminense se classificou como líder da Grupo D para as oitavas de final da Copa Libertadores, após vencer o River Plate por 3 a 1, nesta noite de terça-feira (25), no Monumental de Nuñez, na Argentina.
Caio Paulista e Nenê marcaram para o tricolor no primeiro tempo. Yago Felipe fechou o placar já nos acréscimos da etapa complementar. Girotti descontou também no segundo tempo, quando o time argentino estava com um a menos, pois teve Maidana expulso.
Com o resultado, o Fluminense pulou para 11 pontos e o River permaneceu com 9, mas também passou de fase, assumindo o segundo lugar no grupo, já que Junior Barranquilla (7 pontos) e Santa Fe (3 pontos) empataram em 0 a 0.
Caio Paulista e Nenê em início avassalador
O Fluminense teve um primeiro tempo avassalador. Todas as peças trocadas – Samuel Xavier, Egídio, Caio Paulista e Gabriel Teixeira - jogaram muito bem.
Mesmo sem marcar na etapa inicial, o atacante Fred foi o melhor em campo, ajudando o time no placar inicial de 2 a 0, com duas assistências.
Aos 22 minutos, saiu o primeiro gol, numa jogada iniciada por Samuel Xavier, que acionou o capitão. Fred cruzou à meia altura para finalização de Caio Paulista.
Aos 29, Nenê fez um golaço, com bola lançada pelo camisa 9 e um chute do meia que estufou a rede do goleiro Armani.
No Estádio Bellavista, no Equador, os times colombianos do Grupo D foram para o intervalo empatando sem gols e mantendo River e Fluminense classificados naquele momento.
Girotti desconta e Yago fecha classificação
Marcelo Gallardo fez três alterações no intervalo. Saíram Lecanda, Carrascal e Simón para entradas de Rojas, Palavecino e Matias Suárez, respectivamente. Entraram atletas que tiveram Covid-19.
O Fluminense passou a jogar reativo no segundo tempo. Marcos Felipe esteve bastante inseguro na partida e errou alguns lances, mas contou com a sorte e uma zaga firme.
Aos 21 minutos, Maidana foi expulso. O zagueiro levou o cotovelo no pescoço do atacante Caio Paulista e o árbitro mostrou o cartão vermelho direto.
Mais mudanças a partir dos 27 de ambos os lados, com Girotti no lugar do Borré, Luiz Henrique por Caio Paulista, Abel Hernández por Fred, Calegari por Samuel Xavier, Cazares por Nenê e Wellington por Martinelli.
Aos 39, Girotti descontou para o River. Garoto lançado por Gallardo bateu cruzado para superar Marcos Felipe no único gol do River Plate.
Mas nada e ninguém segurou o tricolor das Laranjeiras em terras argentinas. Tanto que aos 46 minutos, Yago carimbou o passaporte para as oitavas de final, marcando 3 a 1, placar final.
FICHA TÉCNICA
RIVER PLATE 0 X 2 FLUMINENSE
Local: Monumental de Nuñez, Buenos Aires (ARG)
Gol:
FLU - Caio Paulista (22/1T), Nenê (29/1T) e Yago Felipe (46/2T)
RIVER–Girotti (39/2T)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Martin Soppi (URU)
Cartão Amarelo: Martínez, De La Cruz, Suarez (RIV); Samuel Xavier, Caio Paulista(FLU)
Cartão Vermelho: Maidana (RIV)
RIVER PLATE: Armani; Casco, Maidana, Lecanda (Rojas) e Martínez; Felipe Peña, Simon (Suarez), Carrascal (Palavecino), De La Cruz; Álvarez, Borré (Girotti). Técnico: Marcelo Gallardo
FLUMINENSE: Marcos Felipe; Samuel Xavier (Callegari), Nino, Luccas Claro e Egídio; Yago Felipe, Martinelli (Wellington) e Nenê (Cazares); Caio Paulista (Luiz Henrique), Fred (Abel Hernández) e Gabriel Teixeira. Técnico: Roger Machado