O Mundial de Canoagem Slalom do Rio será mais uma competição no currículo do eslovado Michal Martikán, de 39 anos. Competindo na categoria C1 (categoria individual), o veterano já conquistou cinco medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas e um bronze), pentacampeão em Copas do Mundo na modalidade e treze campeonatos mundiais seguidos.
Apesar dos diversos títulos, Martikán acredita que pode conquistar mais e vem para o Rio com motivação especial. Refutando por completo a idéia de aposentadoria, o atleta se orgulha de se manter entre os melhores do mundo próximo de completar 40 anos. Ele admite que vencer os mais jovens lhe dá um algo a mais na hora de competir.
“Tenho mais alguns sonhos a conquistar. Estou remando e praticando muito São poucos remadores que estão na minha idade e são capazes de ganhar uma corrida, por isso, quero ver se isso ainda é possível”, revelou.
Michal começou a treinar na adolescência incentivado pelo pai e que também era atleta de canoagem, Jozef Martikán. Competindo de 1968 a 1979, foi eleito cinco vezes o melhor da Eslováquia. Após passar a paixão pelo esporte para o filho, hoje Jozef não apenas se orgulha das conquistas do herdeiro como até hoje os dois treinam juntos.
Focado no presente, o Michal Martikán afirma não ter planos para o futuro, embora admita que possa assumir o papel de técnico. Mas ele deixa bem claro que isso não deve acontecer pelos próximos dez anos.