Após o susto, os moradores de dois prédios na Muzema, zona oeste do Rio de Janeiro, já retornaram aos seus apartamentos. A Defesa Civil liberou o retorno aos dois edifícios de cinco andares, e seis apartamentos por andar. Na madrugada de segunda-feira (14/6) várias famílias ouviram estalos e deixarem suas casas às pressas. As construções ficam na Estrada de Jacarepaguá, mesma região onde dois prédios desabaram em abril de 2019, deixando 24 mortos e oito feridos.
Técnicos da Defesa Civil, secretarias de Conservação e da Ordem Pública e da subprefeitura de Jacarepaguá formaram um força-tarefa e iniciaram na manhã desta segunda-feira a demolição de estruturas que estão sendo erguidas de forma irregular. A secretária de Conservação, Anna Laura Secco, acompanhou o trabalho e disse que serão apreendidos equipamentos e materiais utilizados nas obras.
Ouça no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br) a reportagem da Rádio Nacional sobre as construções irregulares na Muzema e em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, com os consequentes riscos para os moradores.
No último dia 3, um prédio em Rio das Pedras, ao lado da Muzema, desabou. Duas pessoas morreram e outras quatro se feriram. Outro prédio na mesma região estalou no dia 10 e dois pavimentos foram demolidos, por apresentarem sobrecarga nos andares inferiores e risco de desabamento.
O prefeito Eduardo Paes disse que construções irregulares, muitas delas feitas pela milícia, são um problema antigo na cidade e o poder público tem aprimorado os instrumentos de fiscalização para evitar novas tragédias.
Fonte: Radio Agência Nacional