Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Inclusão social

Rio tem programação voltada para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Prefeitura lembra a data com programação especial de shows, oficinas e até grafitagem


Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio preparou uma programação especial voltada Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Serão diversas atividades até a próxima segunda-feira (24). O público poderá conferir atividades com atores, contação de histórias e até grafitagem.

No domingo (23) das 10 às 18 horas, a Cidade das Artes abriga o festival “O Que Move Você”, com shows, performances e oficinas de artes gratuitas para pessoas com e sem deficiência. Artistas como Paola Oliveira, Marcelo Serrado, Eriberto Leão, Gigante Leo, Arlindo Lopes e Danielle Suzuki vão participar do evento, que terá ainda a remontagem da exposição de cadeiras de rodas vista por mais de 1 milhão de pessoas nas Olimpíadas do Rio, no Boulevard Olímpico.

O festival também contará com o apoio de uma equipe do Núcleo de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (Subpd). Na segunda-feira (24), às 14 horas, a palestra "Avanços e Tropeços do Movimento das Pessoas com Deficiência: para onde queremos ir neste século?" será conduzida pelo subsecretário da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira no Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CIAD), na Avenida Presidente Vargas, no Centro.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, afirmou que o município tem trabalhado de forma contínua para fazer com que a cidade se torne cada vez mais inclusiva e melhor preparada de forma que a pessoa que tenha deficiência possa exercer sua cidadania. Ele ainda disse que é fundamental a Prefeitura apoiar esse tipo de evento.

"Estamos trabalhando firme para que o Rio seja uma cidade cada vez mais inclusiva. Para isso, temos apoiado e participado de todos os eventos nessa área, sempre mostrando nossos serviços e projetos. Nossa missão é que as pessoas com deficiência desenvolvam todas as suas potencialidades e levem uma vida digna", disse Crivella.

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência passou a ser comemorado em 1992, mas só foi oficializado em 2005, pela Lei Nº 11.133, que garante uma série de direitos relacionados à acessibilidade, educação e saúde, estabelecendo punições para atitudes discriminatórias.

Inclusão Social Prefeitura do Rio Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!