Na manhã de hoje (17), um homem foi flagrado desfilando com uma suástica no braço em um shopping de Caruaru, no estado de Pernambuco. O vídeo com o flagra viralizou e despertou o debate sobre o nazismo. Ainda na tarde de hoje, o assunto acabou se tornando um dos mais comentados do Twitter. Nas imagens, o nazista aparece sendo hostilizado enquanto é abordado por um segurança do estabelecimento.
No Brasil, de acordo com artigo 20 da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, o nazismo é considerado crime. Desse modo, não é permitido "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo". Quem desobedecer a legislação pode pagar pena de reclusão de um a três anos e multa.
Após o ocorrido, o Caruaru Shopping emitiu uma nota de repúdio por meio do seu perfil oficial no Instagram. Segundo a nota, os colaboradores respeitam a liberdade de expressão, de forma sadia e não conturbada.
Veja a seguir: