A empresa Concrejato serviços Técnicos de Engenharia S/A assinou contrato com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e vai realizar as obras de emergência no Museu Nacional. O contrato foi assinado na manhã de sexta-feira, 21/9, após a liberação de R$ 8,9 milhões pelo Ministério da Educação (MEC).
No mesmo dia, a empresa iniciou a preparação do canteiro de obras o reforço estrutural de paredes e áreas com risco de desabamento. Em seguida, será instalada cobertura no edifício.
A empresa é especializada em obras de restauração, bem como de reforço de estruturas. Foi responsável pela restauração das fachadas do prédio histórico da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
A primeira fase das obras no Museu será para escoramento, estruturação, instalação de telhado e proteção do edifício. A etapa seguinte, de projetos no interior do palácio, deve receber cerca de R$ 5 milhões do MEC.
Apesar do incêndio do dia 2 de setembro que destruiu as instalações, o Museu Nacional continuou a realizar eventos. No próximo final de semana, o festival Museu Nacional Vive será realizado no sábado e no domingo, na Quinta da Boa Vista, das 10 h às 17 h. Na ocasião, a população poderá conhecer parte do acervo preservado do Museu, de aproximadamente dois milhões de peças. O evento encerra a semana da 12ª Primavera de Museus.