TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Museu da Justiça de Niterói reabre com mostra 'Absurdos Insustentáveis'

Montada originalmente no Rio, exposição de Alexandre Pinhel recicla materiais cotidianos e trabalha a Arte como agente transformador na preservação do Meio Ambiente

Por Portal Eu, Rio! em 22/06/2021 às 13:32:04

Alexandre Pinhel usa métodos químicos, mecânicos e térmicos para misturar resíduos de diversas tecnologias de impressão 3D com outros tradicionais de plástico, vidro, madeira e metal. Foto: CCJF

Em comemoração à reabertura do Museu da Justiça em Niterói e encerrando o Mês do Meio Ambiente, a exposição “Absurdos Insustentáveis – a Arte como Agente Transformador na Preservação do Meio Ambiente” será inaugurada para o público com uma live, nesta quarta-feira, dia 23 de junho, às 11h30, que contará com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Estado Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e do prefeito de Niterói, Axel Grael.



Ainda como parte da celebração, o Museu da Justiça disponibiliza em seu portal uma galeria virtual da exposição, incluindo obras inéditas selecionadas pelo próprio autor. “Utilizando uma gama imensa de materiais abandonados, ele cria, através de intervenções, um universo próprio, ordenado, repleto de significados. Símbolos míticos se misturam e, numa simbiose com os problemas contemporâneos, vão emergindo trabalhos que refletem esse nosso momento conturbado”, diz Isabela Francisco, curadora da exposição.

O autor da exposição, Alexandre Pinhel, usa métodos químicos, mecânicos e térmicos para misturar resíduos de diversas tecnologias de impressão 3D com resíduos tradicionais de plástico, vidro, madeira e metal. Essas obras ocultam do observador as matérias primas originais, fazendo com que este se surpreenda ao saber do que são feitas.



O Museu da Justiça recebeu a exposição “Absurdos Insustentáveis - A Arte como Agente Transformador na Preservação do Meio Ambiente” pela primeira vez, em maio de 2019, como atividade de educação ambiental de iniciativa da Comissão de Políticas Institucionais para a Promoção da Sustentabilidade (COSUS) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) para o Mês do Meio Ambiente.

A exposição realizada no Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro recebeu mais de 4 mil pessoas até dezembro de 2019 e em 2020 foi transferida para o Antigo Palácio da Justiça de Niterói, local de filmagem do tour virtual, realizado pelo autor, Alexandre Pinhel.


Em virtude das medidas de restrição social impostas pela COVID-19, o prédio foi fechado impedindo a inauguração da exposição em Niterói. Na próxima quarta-feira, 23 de junho, encerrando o Mês do Meio Ambiente, reabriremos para o público com uma live ás 11h30 que contará com a participação do prefeito de Niteroi, Axel Grael, e do presidente do Tribunal de Justiça do Estado Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.


Autor da exposição, Alexandre Pinhel, utiliza métodos químicos, mecânicos e térmicos para misturar resíduos de diversas tecnologias de impressão 3D com outros tradicionais de plástico, vidro, madeira e metal. Essas obras ocultam do observador as matérias primas originais, fazendo com que este se surpreenda ao saber do que são feitas. A mostra, como atividade de educação ambiental, contribui para o desenvolvimento de ações que apoiem as políticas de sustentabilidade e multiplicação do conceito de que todos são responsáveis pela preservação do meio ambiente para as gerações presentes e futuras.


Serviço:


Exposição “Absurdos Insustentáveis – a Arte como Agente Transformador na Preservação do Meio Ambiente”


Abertura: Dia 23 de junho de 2021


Horário: Segunda a sexta-feira, das 11h às 17h


Museu da Justiça de Niterói


Praça da República, s/nº, Centro - Niterói - RJ


Entrada Franca | Classificação indicativa: Livre

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.