O Instituto Geração Soul – projeto que estimula o pensamento crítico e prepara mulheres para assumirem posições de destaque na sociedade, desenvolvendo comportamentos mais inclusivos nas empresas – entra no mês de junho atingindo o propósito de sensibilizar cada vez mais empresas em prol da causa da mulher.
Apenas nos três primeiros meses deste ano, mais de 500 homens e quase mil mulheres de empresas como Siemens, Webmotors, Ab-inbev, Digio, Totvs, Next Lalamove, Movely Pay, JRMendes e Sofisa foram impactados por ações do Instituto Geração Soul. Por exemplo, a iniciativa Sou Liderança Positiva, realizada na Siemens, onde os principais executivos das empresas recebem treinamento com foco na desconstrução de padrões, mudança de cultura e praticam o exercício de uma liderança mais humanizada. Ou a SouL Delas, que aconteceu na Webmotors, e é um programa de extensão para mulheres que estão sendo preparadas para ascenderem em suas carreiras e desempenharem ainda melhor o papel de gestão.
“Depois de milhares de mulheres formadas nas vivências, o Instituto Geração Soul entendeu que era necessário incluir os homens na discussão de uma forma acolhedora e respeitando o estágio de consciência de cada participante sobre o tema. Ao incluir e criar um ambiente seguro para os homens, buscando a desconstrução de padrões e dialogando abertamente sobre o tema, de forma franca e sem julgamentos, eles se sentiram seguros para também serem vulneráveis e reconhecerem a necessidade de rever padrões e de buscar ajuda para seu próprio desenvolvimento”, explica Amanda Gomes, CEO do Instituto Geração Soul.
O Instituto Geração Soul está alinhado com o movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU pela Igualdade de Gênero.
Criado pela ONU Mulheres em 2014, o movimento HeForShe é uma campanha que defende os direitos das mulheres e encoraja a participação e a iniciativa masculina em fazer parte da luta contra a desigualdade de gênero.
O Instituto Geração Soul utiliza uma metodologia que está alinhada com o movimento criado pelas Nações Unidas, estabelecendo uma pauta progressiva para empresas: sensibilizar de forma vivencial e prática todo o grupo de colaboradores para construir um ambiente educativo, acolhedor e engajado; envolver pesquisa específica para entender o momento atual e fazer periodicamente a mesma pesquisa para medir evolução; investindo em programas de desenvolvimento de liderança, seja feminina ou liderança inclusiva; e mentorar, treinando mentores para exercer um papel mais estratégico e efetivo na promoção de mulheres e demais colaboradores.
Fonte: LaPresse Comunicação