O Procon-RJ realizou, nesta terça-feira (27/07), ação de fiscalização em quatro postos de combustíveis localizados na Zona Norte da capital e em Duque de Caxias. A operação contou com a participação da ANP, IPEM e INMETRO. Dois estabelecimentos foram autuados e um, interditado.
É o caso do Posto Marcial, localizado em Cordovil. Os agentes constataram que uma obra estava sendo realizada com o uso de solda e makita, que produzem faísca, próxima às bombas de combustíveis, podendo ocasionar explosão. Cinco bicos de combustíveis foram lacrados devido a problema no visor da bomba ou por ter sido reprovados no teste do galão de 20 litros, que afere a quantidade de combustível entregue ao consumidor e informada no visor da bomba. Além disso, o posto está com a licença municipal vencida desde 2019 e comercializava fluidos para freio com data de validade expirada há quase dois anos.
Já no Posto Juruá, em Vicente de Carvalho, a ANP coletou amostra de etanol para análise. Os agentes do Procon-RJ identificaram propaganda de cigarros que contraria a legislação e ausência de preços em alguns produtos expostos. O estabelecimento não possui placa informativa com o valor do combustível e incidência de impostos, em oposição a decreto de transparência. A mesma irregularidade foi encontrada no posto de Cordovil.
Em Duque de Caxias, no posto SOCAPE, os fiscais do IPEM e INMETRO encontraram problemas técnicos em 13 bicos de combustíveis, porém os mesmos não apresentavam danos ao consumidor no momento da ação. O estabelecimento foi notificado a sanar as irregularidades.
O único que não apresentou irregularidades foi o Posto Holandês, localizado em Brás de Pina.
Acesse o vídeo abaixo para acompanhar a ação realizada pelos órgãos de fiscalização nesta terça-feira.
Fonte: Procon-RJ