TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Prefeitura de Niterói iniciou obra de reforma em CIEP abandonado, no Fonseca

Agora municipalizado, servirá como modelo educacional na cidade

Por André Luiz Coutinho em 26/09/2018 às 21:37:27

CIEP estava abandonado há mais de 10 anos pelo governo estadual. Foto: Google Maps/Reprodução

A Prefeitura de Niterói começou no último dia 21 as obras de recuperação do antigo Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Anísio Teixeira no Fonseca, Zona Norte da Cidade. Municipalizado em fevereiro deste ano, após mais de dez anos abandonado pelo governo do estado. Com previsão de conclusão para o começo de 2019 e com investimento de 6,8 milhões de reais, o local abrigará o Espaço Nova Geração, que promete ser uma nova concepção na educação do município e terá outra unidade funcionado no CIEP Cantagalo, também municipalizado.

A ideia é permitir que 800 crianças e jovens da região tenham acesso a atividades e projetos de formação técnica, cultura, educação, esporte e lazer. "O local será uma espécie de clubes-escola no contraturno escolar com pratica de esportes, cursos de capacitação profissional, de idiomas e projetos culturais. O objetivo é promover o desenvolvimento de crianças e jovens oferecendo oportunidades que abram horizontes e novas perspectivas para o futuro", revelou a Prefeitura em seu site.

O prefeito Rodrigo Neves visitou as obras na última terça-feira e explicou como deverá funcionar o espaço."Esse espaço ficou mais de dez anos fechado, foi se degradando durante esse período e agora estamos fazendo uma revitalização completa. No início do ano que vem ele será reaberto com foco nos adolescentes, na juventude, na educação. Vamos ter aqui cursos profissionalizantes, informática, esportes, teatro, cinema. As atividades serão no contraturno do ensino médio para que o jovem não fique ocioso e tenha opções de profissionalização e lazer", disse.

Características mantidas

O prédio do CIEP, localizado na Travessa Luiz de Mattos, no Fonseca, próximo das comunidades do Cubango, receberá um novo tratamento paisagístico nas áreas públicas. No entanto suas instalações terão mantidas as características originais. O projeto da reforma inclui a substituição das instalações de gás, de incêndio, de esgoto sanitário e águas pluviais, hidráulica, elétrica e do sistema de ar condicionado. Os revestimentos em argamassa de cimento e azulejos, tijolos danificados, divisórias dos sanitários, cobertura das telhas, forros, impermeabilizações de toda a edificação serão trocados. Também serão substituídos os sanitários, portas e janelas, e os aparelhos de iluminação.

Popularmente apelidados de "Brizolões", os CIEPs foram um projeto educacional de autoria do antropólogo Darcy Ribeiro, que os considerava "uma revolução na educação pública do País". Implantado inicialmente no estado do Rio, ao longo dos dois governos de Leonel Brizola (1983/1987 e 1991/1994), tinha, como objetivo, oferecer ensino público de qualidade em período integral aos alunos da rede estadual.

Após a saída de Brizola, os governos posteriores não deram continuidade ao projeto, que acabou perdendo a sua principal característica que era o ensino integral. Assim, as unidades construídas e operacionais tornaram-se escolas comuns, com o ensino em turnos. As demais, parcialmente concluídas, foram simplesmente abandonadas.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.