Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Pra morrer de forma chic

Rio tem inauguração de cemitério com tecnologia de ponta

Passagem pode ser feita com ritmo musical escolhido, transmissão online e até gelo seco


Foto: Divulgação André Telles

Engenharia inovadora, tecnologia de ponta e conceitos sustentáveis são alguns dos diferenciais do novo complexo cemiterial do Rio de Janeiro, inaugurado nesta quarta-feira (26/9). Oferecendo todos os tipos de sepultamento, a estrutura foi erguida no Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, na Zona Portuária. Dentre os serviços estão os velórios personalizados, em capelas com sistema automatizado de som e iluminação e salas de repouso. Na hora do adeus final, os cerimoniais têm música ao vivo em ritmos variados, transmissão online, chuva de pétalas e gelo seco. No sepultamento, o consumidor pode optar por jazigos sustentáveis, fabricados com resina proveniente de garrafa PET.

O cemitério vertical tem oito andares e capacidade para 25 mil unidades de jazigos sustentáveis. Nas gavetas, uma rede gerenciada por inteligência artificial é acoplada e regula a emissão de gases, tornando o ar do local cem porcento limpo. Todo o processo é controlado 24 horas por uma central de telemetria.

O conceito de sustentabilidade está até no projeto arquitetônico do prédio, aberto em toda a lateral, permitindo a entrada de luz natural. Tem ainda o reaproveitamento de água das chuvas, armazenada em um reservatório de 60 mil litros, para uso nos jardins do cemitério parque.

Nas capelas de velórios o sistema de automação faz toda a diferença. Os familiares podem as cores das luzes, o som ambiente e imagens que são transmitidas de forma continua em um televisor. Na hora do último adeus, a capela de cerimônia - em estilo anfiteatro e com capacidade para 150 pessoas - é equipada com um software capaz de produzir efeitos especiais, que podem ser escolhidos de um menu de serviços especiais para ogran finale: cerimonialista para homenagens e apresentações usando um púlpito, trilha sonora, música ao vivo, projeção de fotos e vídeos, chuva de pétalas de rosa, gelo seco, transmissãoonline e outros efeitos especiais.

Vale tudo para realizar o desejo derradeiro do falecido ou da família. A empresa disponibiliza uma equipe de cerimonialistas que viabilizar os pedidos mais extravagantes de personalização.

- A ideia é tornar o momento o menos dolorido possível. A gente sabe que o evento morte a pessoa tem que responder a muitas perguntas, cabe a gente, aqui no cemitério e crematório, criar facilitares, ajudar a família neste momento de muita dor, frisa o gerente do Crematório e Cemitério da Penitência, Alberto Brenner Júnior.

A fusão dos dois sistemas implantados no complexo cemiterial - de sustentabilidade e automatização dos jazigos e das capelas de velório e cerimoniais - é uma exclusividade da marca na América Latina. Em seu discurso durante a cerimônia de entrega do complexo cemiterial, a coordenadora-geral deCemitériose Serviços Funerários da Prefeitura doRio de Janeiro, Daniela Mantovanelli, destacou a importância do empreendimento para a cidade.

"A importância deste empreendimento é que estabelece um novo padrão de serviço cemiterial colocando o município em uma condição de excelência, de devolver para a sociedade aquilo que ela merece em termos de qualidade no atendimento, com foco no atendimento humanizado respeitando os valores culturais e preservando as tradições de cada família. O fato do complexo ter todas as formas de sepultamento, pode atender um público variado, conseguindo absorver no mesmo local todas as demandas do Rio, das mais variadas classes e de poder aquisitivo diferentes, destaca a coordenadora do município.

Da esquerda para a direita: os diretores do Crematório e Cemitério da Penitência, Flávio Pertuis Esteves e Renato Rembischewski; a coordenadora-geral de Cemitérios e Serviços Funerários da Prefeitura do Rio de Janeiro, Daniela Mantovanelli; o gerente do Crematório e Cemitério da Penitência, Alberto Brenner Júnior; o diretor Maurício Klajman; o secretário de Conservação e Meio Ambiente, Roberto Nascimento da Silva; o diretor Antonio de Jesus Guerreiro; o empresário Julio Pertuis Esteves; e o diretor Carlos Fernando Bodstein. (Foto: André Telles)

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!