Os 56 relatos que formam o livro "Covid-19: Emoções em Colapso", da psicóloga e escritora Carina Alves, configuram um documento pró-memória da maior crise sanitária do Brasil. O resultado não foi premeditado. Ao sair do Rio para a cidade de Muriaé, em Minas Gerais, fez o caminho de muitos filhos com pais idosos, para tomar a frente de cuidados no isolamento. Ela e os pais contraíram o vírus. A saúde mental falou alto. Começou a registrar a própria história e a de gente do país todo, transcrevendo conversas por WhatsApp, depoimentos de anônimos, muitos negacionistas, outros enlutados, vários falidos economicamente.
Carina, conhecida pela premiada coleção infantojuvenil Literatura Acessível, é executiva, professora, psicóloga, escritora, cidadã, ativista social, doutora em formação na Educação. Dirige o Instituto Incluir, de atenção a pessoas com deficiência. "Covid-19: Emoções em Colapso" (Ed. Brazil Publishing; R$ 69) será lançado dia 10, a partir das 19h, na Casa da Gloria. O prefácio é do escritor Pedro Salomão.
Foto: Divulgação
“O livro traz minha escuta apurada para as emoções e para os sentimentos envolvidos nas falas das pessoas que cruzaram meu caminho. Relatos ouvdos em diversos contextos, conversas com amigos, amigas, desconhecidos, conhecidos, papos de telefone, Whatsapp, conversas em espaços públicos, casos próximos e distantes de mim, tudo que captei neste período, que observei, experienciei, que vi, vivi e senti. Foi uma maneira de entender a época mas também ver os meus vazios internos de forma diferente, praticar a empatia”, explica a escritora. Para ativar a mente sã, ela faz yoga na praia no Recreio dos Bandeirantes, onde mora.