Com a piora nas taxas de transmissão do coronavírus no Rio de Janeiro, o governo do estado determinou, por uma semana, a suspensão de aulas presenciais de escolas estaduais em 36 municípios, incluindo a capital. A covid-19 avançou principalmente nessas localidades. A determinação vale a partir desta segunda e vai até sexta-feira.
As unidades vão funcionar apenas para atividades administrativas, como a retirada de material pedagógico e do kit alimentação, além de entrega de documentos e matrícula de alunos.
A última edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde, mostrou piora no risco de transmissão do coronavírus para as regiões Metropolitana 1, que incluem a capital e a baixada fluminense, e a Noroeste. As duas passaram da bandeira laranja, de risco moderado, para a vermelha, que indica risco alto para o contágio da doença.
Nos demais 56 municípios, foi autorizado esquema de ensino híbrido, com aulas presenciais e remotas. Ainda assim, a Secretaria ressalta que cabe aos pais, responsáveis ou alunos maiores de idade desses municípios, a opção pelo retorno presencial ou a permanência somente no ensino remoto.
Na capital, a Secretaria Municipal de Educação informou que vai manter as aulas presenciais na rede pública municipal, iniciadas na última semana. Em nota, a secretaria afirma que a rede municipal de educação do Rio possui um rigoroso protocolo sanitário, validado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19.
Entre junho e julho, os casos de covid-19 causados pela variante indiana Delta do coronavírus no estado, representavam mais de 26% do total. Na capital, o número chegava a 45% das amostras analisadas.
Ouça no podcast Eu, Rio! matéria da rádio Nacional sobre a suspensão das aulas presenciais no Rio de Janeiro.