A Orquestra Tubônica, do Projeto Som+Eu - Campos Elíseos, se apresenta neste domingo (30), às 15 horas, no evento “As Cores do Som”, no Jardim Botânico, na Zona Sul. O concerto mostra a diversidade musical e artística em conjunto com a sustentabilidade. Como celebração pela chegada da Primavera a apresntação destaca a natureza e o meio ambiente.
O público poderá conferir músicas de Beethoven, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Geraldo Azevedo, entre outros compositores internacionais e nacionais. Outra atração será a participação da Orquestra de Banjolinos e do Instituto Unicirco Marcos Frota, que estão entre os convidados. Além disso, mudas de árvores serão distribuídas gratuitamente para a plateia presente.
A Orquestra Tubônica é formada por músicos que tocam instrumentos feitos de plástico, como violino de PVC, chinelofone, cortina de chaves. Outros instrumentos de percussão também fazem parte do projeto que tem como meta a uma forma diferenciada sobre o uso do plástico, conscientizando sua importância no mundo, acompanhada por ações de educação ambiental, como o ensino para sobre descartes regulares e as possibilidades de reaproveitamento desses materiais. Além disso, a Orquestra Tubônica visa a democratização musical promovendo acesso mais barato a instrumentos musicais feitos de materiais recicláveis e pelos próprios alunos.
A aressentação será dentro do Jardim Botânico com a entrada franca e a clssificação livre. A Orquestra Tubônica tem o apoio da Braskem e conta com mais de 300 integrantes no elenco, entre convidados especiais e outros grupos musicais do projeto.