Desde o início da manhã deste domingo, um incêndio tomou conta da vegetação nos arredores da Pedra da Gávea, na Zona Sul carioca. No final da tarde, as chamas já haviam atingido o pico da montanha e brigadistas juntamente com o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro estavam presentes no local tentando conter o fogo. Há suspeitas que o incêndio pode ter sido causado por um balão.
De acordo com informações oficiais do Parque Nacional da Tijuca, a trilha foi fechada. O PNT também informou que monitores ambientais e os bombeiros do 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, além do helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas participavam da operação.
Segundo o Parque, visitantes que estavam no topo foram orientados a descer e, por segurança, a rampa de voo livre da Pedra Bonita foi fechada. O PNT ainda divulgou que o helicóptero do GOA transportou homens dos Bombeiros e do Parque até o topo da Pedra da Gávea. Desse modo, o combate estava sendo feito pelo ar, com o helicóptero jogando água nos pontos inacessíveis; e por terra, com os brigadistas, monitores ambientais e bombeiros.
No post da página oficial do Parque também há a divulgação da suspeita de que o incêndio pode ter sido provocado por balões. No entanto, as equipes ainda iriam apurar as causas concretas do sinistro. Até o fechamento desta matéria, não havia informações sobre feridos e do encerramento da ocorrência.