TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Ignorando a pandemia, cariocas lotam praia de Copacabana e saída tem tumulto

Janelas de 30 ônibus foram quebradas e roubos aconteceram nas ruas

Por Anderson Madeira em 24/08/2021 às 08:06:23

Foto: Divulgação Sociedade dos Amigos de Copacabana

No último fim de semana, o dia ensolarado e quente convidou os cariocas a irem à praia e eles aceitaram em peso, lotando-as, ignorando todos os cuidados em relação à pandemia do novo coronavírus, como o distanciamento social e o uso de máscara e álcool gel, entre outras medidas. Na Praia de Copacabana, no final de tarde, quando os banhistas resolveram voltar para casa, os ônibus ficaram lotados e pessoas ficaram penduradas nas janelas e tetos dos veículos. Com a ação, janelas de 30 ônibus foram quebradas. Houve ainda aglomeração nos pontos de ônibus. A PM e a Guarda Municipal prometeram reforçar o policiamento para os próximos fins de semana.

Segundo o Mapa da Covid-19 do estado, a cidade do Rio de Janeiro está na bandeira vermelha, com 24 pontos e risco alto de transmissão da doença. Ou seja, aglomeração ainda não é algo recomendável.

Procurada, a Sociedade dos Amigos de Copacabana contou que está pedindo a antecipação da Operação Verão, da Polícia Militar, para que tais fatos voltem a ocorrer. Divulgou a seguinte nota:

“Nossa associação de moradores, considerando os tristes fatos ocorridos no bairro de Copacabana no final de semana passado, apesar dos esforços dos agentes da PMERJ, Copacabana Presente e Rio+Seguro, que não conseguem dar conta das galeras numerosas de adolescentes (em sua grande maioria!) mal intencionados que vem para a zona sul para ir à praia, e depois na saída causarem tumultos e cometerem pequenos crimes. Considerando que é preciso planejar ações preventivas que permitam monitorar o deslocamento, a chegada e saída desses grupos, de forma a garantir a segurança do deslocamento dos cidadãos de bem pelas linhas de transportes que sevem a zona sul, e também dos moradores da zona sul”.

A Secretaria de Estado da PM informou que no último fim de semana, o 1º Comando de Policiamento de Área (CPA) intensificou o policiamento ostensivo na orla da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, inclusive mobilizando apoio de mais de dez unidades da Corporação, sendo realizadas diversas abordagens ao longo do dia para prevenir e coibir possíveis delitos nas praias e demais ruas da região.

Ainda segundo a PM, somente nos bairros de Copacabana e Leme, mais de 200 policiais militares foram empregados no patrulhamento nos dois dias (21 e 22 de agosto), além das equipes do Copacabana Presente. O 19ºBPM realizou quatro prisões e quatro apreensões de adolescentes, sendo recuperados três aparelhos de celular e duas bicicletas.

Entre o fim da tarde e o início da noite, policiais militares do 19ºBPM (Copacabana) faziam patrulhamento pela orla de Copacabana e do Leme e foram deslocados devido a um princípio de tumulto nas proximidades de pontos de ônibus. As equipes reforçaram as rondas na área para controlar a situação. Porém, a PM não informou se vai adiantar a Operação Verão.

Também procurada, a Guarda Municipal do Rio disse que reforçará o patrulhamento nas praias neste final de semana, com foco no ordenamento urbano e fiscalização das posturas municipais e das medidas restritivas de proteção à vida, como a obrigatoriedade do uso de máscara e ações para evitar as aglomerações.

O Portal Eu, Rio! teve acesso a vídeos que circulam nas redes sociais mostrando tumultos na saída da Praia de Copacabana.

A Rio Ônibus afirmou que 30 ônibus foram quebrados no último domingo. A concessionária informou que o prejuízo passa de R$ 100 mil. Em nota, relatou que “as imagens são o retrato do caos e refletem o desrespeito ao sistema regular de transportes. Em situações assim, vans e carros por aplicativos desaparecem ou elevam suas tarifas. As cenas não retratam uma realidade isolada, e, no próximo final de semana, caso não haja reação por parte das autoridades de Segurança Pública, correm novamente o risco de acontecer”.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.