TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Educação socioemocional é tema de congresso virtual

Programação conta com participação do cantor e escritor Emicida e mediação de debate da jornalista Glória Maria

Por Anderson Madeira em 24/08/2021 às 08:32:35

Foto: Divulgação

A pandemia tem provocado um turbilhão de sentimentos na população mundial, inclusive a brasileira, desafiado a saúde mental das pessoas. Porém, nesta conjuntura, é possível aprender a lidar com diferentes emoções. Seja na sala de aula, no trabalho, em casa ou, até mesmo, em uma troca no ambiente virtual, é possível adquirir conhecimentos. O Laboratório Inteligência de Vida (Liv) apresenta hoje (24) e amanhã (25), o 3º Congresso de Educação Socioemocional da América Latina. Gratuito e aberto ao público, terá entrevistas exclusivas com o psicanalista francês Charles Melman e o educador espanhol Jorge Larrosa.

O evento terá ainda roda de conversa mediada pela jornalista Glória Maria com a escritora Conceição Evaristo, o músico Emicida, a historiadora Lilia Schwarcz, a professora Lilia Melo e o psicólogo Lucas Veiga. A programação conta também com diversas palestras sobre educação e saúde mental, além de oficinas para educadores.

As inscrições podem ser feitas no site https://www.congressolivvirtual.com.br/ e a transmissão será realizada pelo canal do LIV no Youtube.

Logo após a roda, às 19h, o dia se encerra com uma entrevista exclusiva de Charles Melman que, no auge dos seus 90 anos, discorre sobre o tema “Do que nossos adolescentes sofrem?”. Considerado um dos principais seguidores do trabalho de Jacques Lacan e Sigmund Freud, Melman foi escolhido pelo próprio Lacan para ser um dos dirigentes da École Freudienne de Paris. É também um dos fundadores da Associação Lacaniana Internacional e autor de diversas obras de referência para a psicanálise.

No dia seguinte, 25 de agosto, a partir das 15h, o público poderá acompanhar diversas palestras relacionadas à educação, considerando o papel da escola ao lidar com a saúde mental da sua comunidade, como “A importância do acolhimento nesse retorno”, “Como está a saúde mental do professor?”, “Vulnerabilidade é potência”, entre outras.

Às 19h, finalizando o evento, Jorge Larrosa fala sobre “Como a experiência nos afeta na educação”. Larrosa é professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha, e doutor em Pedagogia e membro de conselhos de redação e comitês científicos de diversas revistas internacionais.

Durante o 3º Congresso LIV Virtual: Sentir é Aprender, as mais de 500 escolas parceiras do LIV também poderão participar de oficinas exclusivas ao vivo através de plataformas digitais. Elas acontecerão no dia 25, a partir das 14h, abordando temas como “Práticas Antirracistas”, “Cuidado com o corpo”, “Inspirar para transformar”, "Inovação e tecnologia na sala de aula”, “Inclusão e PCD”, entre outras.

Programação completa:

Dia 24 de agosto

17h - Abertura por Joana London, psicóloga e gerente executiva pedagógica do LIV, sobre como o socioemocional conecta a comunidade escolar.

17h30 - Roda de conversa “Sentir é Aprender, Aprender é Sentir” com a escritora Conceição Evaristo, o MC e escritor Emicida, a historiadora Lilia Schwarcz, a educadora Lília Melo e o psicólogo Lucas Veiga, e mediação da jornalista Glória Maria.

19h - Entrevista com o psicanalista e escritor francês Charles Melman com o tema “Do que nossos adolescentes sofrem?” feita por Caio Lo Bianco, mestre em educação, diretor e idealizador do LIV.

Dia 25 de agosto

15h - Abertura por Maria Cecília Brennand, gerente de relacionamento do LIV, entrevistando a equipe pedagógica sobre a construção do programa, novo ensino médio e a importância da formação continuada na escola.

15h30 - Entrevista “Como está a saúde mental do professor?” com Roberta Desnos, coordenadora pedagógica LIV, e a professora Gina Vieira.

16h - Palestra “A importância do acolhimento nesse retorno” com a psicóloga Érica Quintans.

17h - Palestra “Vulnerabilidade é potência” com o educador Eduardo Valadares.

18h - Palestra “Como manter sua equipe aberta para inovação” com o diretor de educação Jones Brandão.

19h - Entrevista com educador espanhol Jorge Larrosa com o tema “Como a experiência nos afeta na educação” feita por Joana London, psicóloga e gerente executiva pedagógica do LIV.

15h / 16h / 17h30 - Workshops exclusivos ao vivo através de plataformas digitais para as escolas parceiras do LIV.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.