O Sistema BRT Transbrasil estava previsto para entrar em operação em 2019. Porém, diversas paralisações atrasaram o cronograma da obra que agora ganha novo prazo com o anúncio do retorno aos trabalhos ainda nesta semana feitos pela prefeitura do Rio de Janeiro, com a promessa de finalização no ano de 2023.
O projeto terá 18 estações e mais 22 intervenções, como viadutos e alargamentos de pistas, que vão contemplar 26 km de vias e capacidade para conduzir 122 mil passageiros por hora, conforme o projeto original.
Outra previsão é a integração com outros sistemas de transportes. A expansão do VLT — Veículo Leve sobre Trilhos — está nos planos, bem como a construção de um Terminal Intermodal no bairro de São Cristóvão, na zona norte carioca.
O anúncio da retomada das obras foi feito pelo Eduardo Paes, nesta terça-feira. Ele disse que as obras estarão concluídas até o final de 2023.
Demanda alta
O BRT Transbrasil tem demanda estimada entre 150 mil e 250 mil pessoas transportadas diariamente. Nos primeiros meses da obra, o cronograma dará continuidade à montagem de sete estações, que estão em estágio avançado, além da fabricação e posterior colocação de cinco passarelas.
A retomada das obras vai gerar empregos diretos e indiretos. E, no ápice dos trabalhos, previsto para janeiro de 2022, cerca de 2.000 pessoas deverão estar contratadas.
Para concluir o projeto, serão investidos R$ 361 milhões, financiados pelo Governo Federal, com gasto total estimado em R$ 1 bilhão 890 milhões.
Ouça no Podcast Eu, Rio! reportagem de Tatiana Alves, da Rádio Nacional, sobre a retomada das obras do BRT Transbrasil