Os moradores do bairro da Rua Coronel Silva Barros, no bairro de Jardim Primavera, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, estão tendo que conviver com um vizinho bastante incômodo: um lixo clandestino próximo ao Campo dos Aliados, disfarçado de reciclagem. Até agora nada foi feito pelo poder público para resolver o problema.
“É despejado o lixo ali sem que ninguém da prefeitura faça nada”, denunciou um morador, que preferiu não se identificar por temer represálias.
O Portal Eu, Rio! entrou em contato com a Prefeitura de Duque de Caxias, mas esta não se manifestou sobre o assunto até o momento. O problema é de competência da Secretaria de Meio Ambiente, que não tomou nenhuma providência. O espaço está aberto.
Não é o único lixo clandestino em Duque de Caxias. No último dia 19 de junho, policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) apreenderam três caminhões que descartavam lixo clandestino em um terreno no bairro de Jardim Gramacho. Os motoristas e ajudantes foram presos. A polícia não informou quantas pessoas praticavam o crime ambiental.