Como a sociedade ao longo da história impôs e impõe seus conceitos para o corpo feminino? Quais os impactos psicológicos, emocionais e nos relacionamentos? Estes são alguns dos eixos de "Perfeito é aquilo que te faz bem", da jornalista Ana Linhares, que estreia na literatura.
Na obra, lançada em agosto e por enquanto disponível apenas em formato e-book, são apresentados relatos feitos por diversas mulheres, cujas identidades foram preservadas. A autora narra que a luta que a mulher trava com o próprio corpo é desleal, em função de imposições estéticas que geram complexos e autorrejeição.
As entrevistadas contam como se dá essa relação nas suas rotinas, numa luta contra o espelho e elas mesmas.
"O livro tem a proposta de ajudar a mulher a se aceitar do jeito que é", afirma ela, que também bancou a edição do livro.
Se a mulher é e deve ser vaidosa, esse cuidado com a aparência, muitas vezes, acaba se tornando um fardo.
Por uma ditadura imposta pela sociedade, devido a comentários maldosos ou até mesmo por uma cobrança em excesso, muitas mulheres se tornam reféns dessa vaidade. E não conseguem ter um bom relacionamento com o próprio corpo.
"Ao longo da minha carreira como jornalista, ouvi muitas histórias de mulheres que carregam traumas, complexos e até uma relação de ódio com o corpo", diz.
Estereotipado, usado, depreciado e vulgarizado. Diante de um ideal perfeito, como ficam aquelas que não se adequam e, por mais que tentem, não conseguem chegar a esse padrão? O que seria perfeito, afinal?
"No final das contas, perfeito é aquilo que te faz bem", conclui.
Detalhes
Título: Perfeito é aquilo que te faz bem
Autora: Ana Linhares
Editora: Ana Linhares
Idioma: Português
Páginas: 36
Ano: 2021