O incêndio que começou no último domingo, 12 de setembro, no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, continua ativo em duas frentes na região. Ao todo, o fogo já consumiu uma área de Cerrado equivalente a mais de 15,5 mil hectares, o equivalente ao mesmo número de campos de futebol.
O Corpo de Bombeiros do estado revelou, porém, que as queimadas já estão em menor intensidade e caíram de oito frentes de incêndios na quarta-feira para duas frentes de queimadas neste sábado. Ao todo, cerca de 176 pessoas trabalham para tentar apagar as chamas que, devido à baixa umidade do ar e aos ventos fortes, ainda não têm previsão de serem controladas.
O Capitão do Corpo de Bombeiros, Luís Antônio Dias, coordenador da força especializada da corporação na Chapada, conta que há ainda algumas frentes de incêndio ativas no município de Cavalcante. O militar ressaltou que, neste ano, os incêndios começaram mais cedo.
Participam das ações de combate às queimadas na Chapada, além do Corpo de Bombeiros, agentes do ICMBIO, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e do PreVFogo, entidade ligada ao Ibama. Profissionais brigadistas voluntários da região também estão ajudando no controle do fogo.
Ouça no Podcast Eu, Rio! reportagem, da Rádio Nacional sobre o incêndio na Chapada dos Veadeiros.
Fonte: Radioagência Nacional