TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Byafra lança livro em show no Teatro Municipal de Niterói

"Voo de Ícaro" foi escrito em parceria com o jornalista Pinheiro Júnior

Por Gabriel Gontijo em 02/10/2018 às 18:21:51

Foto: Reprodução/Facebook

"Voar, voar. Subir, subir. Ir por onde for" são versos que muitos conhecem, principalmente para quem acompanhou a música brasileira nos anos 80. A canção "Sonho de Ícaro" fez muito sucesso no Brasil em 1985 na voz do cantor Byafra. E nesta quarta-feira (3), às 19 horas, o músico apresenta um show especial no Teatro Municipal de Niterói e lança o livro "Voo de Ícaro", escrito em parceria com o jornalista e escritor Pinheiro Junior.

Perto de completar 61 anos de idade e com quase 40 de carreira, Maurício Pereira Reis - ou Byafra - conversou com o "Portal Eu, Rio" sobre a obra. O cantor afirmou que "Voo de Ícaro" se trata de uma ficção onde o personagem principal da música também é destaque no livro. Ele também falou que a obra aborda a reação da sociedade diante de alguém com uma mentalidade mais moderna.

"O Ícaro saiu do livro fala das asas como uma alegoria. As pessoas que têm ideias avançadas são, muitas vezes, repudiadas pela sociedade. A gente vê grandes retrocessos no Brasil e no mundo por causa da falta de visão. Você vê que por isso até crucificaram a Jesus. Mas a história é contada de uma forma bem divertida", disse.

Byafra revelou que a ideia de fazer um livro surgiu há 20 anos e há 15 anos começou a escrever contando com a ajuda de Pinheiro Júnior, que também é seu tio. Na obra, o cantor e o jornalista escreveram um romance onde Ícaro fala com as palavras de outros autores. Byafra justifica que muitos dos escritos de mais de 300 anos se mostram bem atuais.

Conhecido por cantar sucessos que marcaram algumas novelas da TV Globo, o cantor se tornou conhecido com "Leão Ferido", canção do disco "Despertar" de 1981. Mas foi com "Sonho de Ícaro" que o músico conheceu o auge. Ele garante não se incomodar em ser lembrado até hoje pela música.

"Nunca tive problema, até porque eu gosto muito dessa canção. Isso não me incomoda nem um pouco, até porque a gente tem que aproveitar aquilo que é natural e trabalhar em cima disso. Tanto que essa foi a idéia do livro. Já que a música se tornou tão emblemática, tão marcante, vamos pegar esse limão e fazer dele uma limonada. Vamos ampliar esse universo fazendo do Ícaro uma obra. E o curioso é que um dos fãs-clubes que me acompanham se auto denominou de "Ícaro". Eu nem falei nada", contou aos risos.

Nascido, criado e morador de Niterói até hoje, o cantor sempre demonstrou carinho pela Cidade Sorriso. Além disso, Byafra enfatiza que a cidade conta com um material artístico muito rico, mas argumenta que é necessário fazer mais para que a cultura se faça bem presente e notada no município.

"Niterói sempre teve essa coisa provinciana. Isso de rivalizar com o Rio é uma grande bobagem, até porque Niterói é um grande laboratório e o Rio é a vitrine. Aqui é um ótimo lugar pra ter ideias e a cidade precisa se assumir como laboratório e investir nisso. Tínhamos que ter uma grande escola de artes integradas com música e teatro. Seria ideal contratar professores do Brasil inteiro e fazer uma parceria com a Universidade Federal Fluminense. Temos que aproveitar isso para desenvolver um grande material humano nessa área, pois Niterói tem tudo para se tornar uma grande vanguarda cultural", enfatizou.

O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua Quinze de Novembro, 35, no Centro, em frente ao Plaza Shopping. A entrada está em R$ 60 (estudantes e quem tem mais de 60 anos pagam meia). Outras informações podem ser obtidos pelo telefone 2620-1624.

 

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.