O polo de moda de Petrópolis vem atraindo turistas ao longo dos anos e contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Mas com o passar do tempo muitas confecções foram dando lugar aos importados e também ao varejo paulista. A Rua Teresa era um dos lugares escolhidos pela maioria das confecções e lojas que durante anos fizeram um trabalho de parceria. Com a crise econômica no Brasil, algumas lojas fecharam devido à queda nas vendas.
Segundo Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL), essa situação é reflexo da situação econômica que o país enfrenta, "Assim como para o varejo em geral, em todo o país, o quadro é preocupante por conta da demora na resolução da crise ou mesmo na possibilidade de amenizar seus reflexos. No caso dos nossos polos de moda, em especial, temos ainda a dificuldade da concorrência das feirinhas que se instalaram na Baixada Fluminense e que têm afastado alguns consumidores dos nossos polos de moda.", relata.
A expectativa para uma possível melhora é preocupante segundo Luiz Felipe. Para ele, com a proximidade de troca de governo é preciso esperar para saber se o novo presidente terá condições de controlar a crise econômica e, principalmente, combater o desemprego.
Com o atual quadro econômico brasileiro, é evidente a apreensão sobre o futuro do país. "Eu entendo que o aumento das vendas está diretamente ligado à melhoria das condições econômicas do país, assim como a atração de turistas para a cidade", analisa o presidente que atribui a revitalização dos polos de moda em geral a recuperação econômica do varejo com um todo.
A cidade de Petrópolis é reconhecida por seus atrativos turísticos, históricos, mas também por seu conhecido polo de modas. "Petrópolis é um destino turístico consolidado por seus atrativos históricos e naturais além da qualidade de vida. Esses são nossos maiores atrativos. Se tivermos uma estrada em melhores condições, com a conclusão da nova subida da serra, acredito que o fluxo de turistas e consumidores aumentará em nossa cidade.", afirma Luiz Felipe.
O município possui três polos de moda, Rua Teresa, Bingen e Feirinha de Itaipava. Pontos estratégicos que atraem um número expressivo de visitantes e lojistas que compram para revender.
Com a necessidade de juntar forças para alavancar as vendas na tradicional rua das malhas, surgiu a Associação da Rua Teresa (ARTE), fundada em 2000 por um grupo de empresários, lojistas e confeccionistas de Petrópolis. Segundo Anderson Fonseca da Silva, Diretor de Marketing da ARTE, a Rua Teresa continua atraindo muitos visitantes e, apesar da crise econômica, ele acredita que a recuperação acontecerá gradativamente. "Com a chegada das festas de final de ano, principalmente os atrativos das comemorações natalinas que Petrópolis oferece, teremos um resultado positivo", analisa Anderson.
A ARTE conta com o apoio e parcerias como o Sebrae e órgãos públicos locais, para o desenvolvimento de projetos e melhoria em infra estrutura e serviços. Também oferece incentivos para os associados participarem de cursos de aperfeiçoamento, eventos e atividades que proporcionam o crescimento de seus negócios.
A Rua Teresa hoje é responsável por cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos em Petrópolis, o que faz com que todo o trabalho da ARTE também gire em torno da finalidade de participar efetivamente do crescimento da cidade de Petrópolis.
A Rua Teresa
Os primórdios da formação da cidade, no século XIX até a inauguração da atual estrada Rio - Petrópolis, em 1998, a única forma de se chegar ao centro da cidade era através da via que hoje leva o nome em homenagem a esposa do imperador D. Pedro II, a imperatriz Teresa Cristina.
Testemunhando desde o início o desenvolvimento econômico do município, foi a primeira via a receber tráfego de veículos, inicialmente de tração animal posteriormente de bondes e automóveis. Sem contar a ferrovia, que começou a correr paralela à rua em 1883 e levou inovação à Petrópolis. A Serraria Faulhaber, que forneceu janelas e portas para o Palácio Imperial também estava ali pertinho. Outro fato importante é ter sido a Rua que ficava a sede do primeiro jornal da cidade, "O Mercantil", fundado por Bartolomeu Pereira Sodré em 1857.
Conhecida como um shopping de dois quilômetros a céu aberto, a Rua tem sua importância histórica na cidade. A Rua faz parte do Pólo de Moda da região Serrana e da sua origem. Seu surgimento é fruto da relação direta com o Pólo Têxtil que surgiu na cidade com a inauguração da Companhia Petropolitana de Tecidos, em 1873, primeira das grandes fábricas que se instalariam na cidade. Fábricas como a de tecidos Dona Isabel, inaugurada em 1889 colaborou com o crescimento do setor têxtil na cidade.
Mas com o passar do tempo, entre as décadas de 50 e 60, algumas fábricas fecharam causando desemprego. Ex-operários colocaram em prática os ensinamentos adquiridos e começaram a produzir peças de vestuários em suas próprias casas dando início as primeiras confecções na Rua Teresa.
As variedades do Bingen
O Polo de Moda do Bingen tem como facilitador ser próximo a Estrada que dá acesso a cidade. Muitos consumidores e turistas chegam a cidade em ônibus de excursões para fazer suas compras atraídos pelas variedades e preço baixo.
Com uma média de 40 ônibus mensalmente vindo de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, trazendo lojistas e sacoleiros para fazer suas compras. Para atender o público, o comércio abre as portas bem cedo, as 7h. Nas quintas-feiras ônibus de excursões chegam a cidade frenquentemente o que levou os comerciantes a abrirem as portas às 5h ou às 6h fechando as 15h ou 15h dependendo da loja.
A Feira da Moda
Reconhecida nacionalmente como o polo de moda de Itaipava, a Feirinha de Itaipava possui 390 stands oferecendo uma variedade em vestuário feminino e masculino, calçados, bolsas, joias, artesanatos, móveis e ainda vários artigos para presentes,
Abrangendo uma área de cerca de 40.000m² o local dispõe de estacionamento com 2.000 vagas gratuitas para veículos, além de vagas para portadores de necessidades especiais e motocicletas.
Conta também com uma praça de alimentação com várias opções buscando agradar a todos os gostos. Uma ótima opção de lazer e compras que atrai turistas e visitantes de todo o Brasil.
Informação:
Feirinha de Itaipava
Rodovia BR 040, Km 63 - Rio da Cidade - Araras, Petrópolis - RJ, 25725-030, Brasil
ARTE
CDL
https://www.cdlpetropolis.com.br