Com o tema "Se reinvente", o workshop "Word Black" teve a terceira edição neste ano realizada no último domingo (19) no Hotel Mirador Copacabana, na Zona Sul do Rio. Reconhecido projeto com foco em estética negra, a principal atração foi a presença de profissionais novatos como palestrantes no lançamento do projeto "Espaço de Ensino Feirão dos Cabelos", que trouxe seis histórias de superação para o palco do evento.
Uma delas foi a de Wellyngton dos Santos Simeão, especialista em cabelos crespos e cacheados. Ele destacou a importância de participar de um evento dessa proporção.
"Perdi meu pai aos 6 anos, quando tive esse primeiro olhar para os cabelos. Tenho um salão voltado para cabelo afro em Padre Miguel. Então, ter a chance de aprimorar meus conhecimentos num evento como esse é muito significativo. Em 2019 eu estava aqui como representante de vendas e agora estar aqui como palestrante é uma experiência única", disse o profissional.
A cada ano com uma inovação, a edição de 2021 contemplou seis empreendedores da região Sudeste, escolhidos entre Rio de Janeiro e Minas Gerais através de um processo eliminatório que teve quatro etapas. No encontro, cada palestrante trouxe um personagem icônico da nossa história como Piratas do Caribe, Guerreira, Cruella, Carmen Miranda, a noiva e Cleópatra, todas na versão afro, com adornos trançados e maquiagem especial para o encontro.
"É uma necessidade de representatividade. Eu pude abrir os olhos para um novo mundo. Eu estava precisando renovar e sair da minha zona de conforto. Amei participar.", disse Janete Lopes Cardoso, de 37 anos, cabeleireira e megahista de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Outros quatro trancistas foram: Maicon Ribeiro, Monique Gomes, Jéssica Rosa e Luana Alcântara, que receberam uma mentoria de Danny Soares, além de visibilidade na mídia com a divulgação do evento. A proposta foi possível graças a parceria com o patrocinador "Feirão dos Cabelos", pioneiro na venda de cabelos sintéticos e orgânicos no Rio de Janeiro, que em breve ministrará aulas gratuitas a cada dois meses voltadas ao público negro.
"São pessoas que estão ingressando no ramo de palestras, selecionadas pela desenvoltura, autoconfiança e a vontade de participarem do evento. Eles participaram de uma imersão durante quatro dias em um hotel quatro estrelas e com despesas pagas nos dias que antecederam ao dia do encontro. Eles receberam um treinamento diferenciado com os principais temas que envolvem a estética negra", explica Danny Soares, empresária e idealizadora do evento.
O "World Black" reuniu um público menor do que o esperado devido à pandemia. Também apresentou possibilidades de trabalhos para profissionais da área da estética negra através das artes cênicas e outras modalidades nunca imaginadas por eles.
" O evento trouxe temas variados como desde maquiagem até assuntos como marketing, empreendedorismo, teatro e psicologia com outros convidados palestrantes. Mas o objetivo principal foi mostrar para os novos palestrantes que eles podem se reinventar em diferentes áreas atuando com a estética negra", explica a maquiadora Danny Soares.