TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Torcedora símbolo do America, Tia Ruth morre aos 96 anos

America RJ decreta luto de sete dias pela perda de sua torcedora ilustre

Por André Luiz Coutinho em 29/09/2021 às 12:07:16

Causa da morte de Tia Ruth não foi revelada. Foto: Divulgação.

Uma das figuras mais icônicas do futebol carioca faleceu na manhã desta quarta-feira (29), Rute Araújo Rodrigues, mas conhecida como Tia Rute ou Tia Ruth, entrou para o folclore carioca ou até mesmo nacional como a torcedora mais fanática do América. Ela tinha 96 anos e a causa de sua morte não foi divulgada.

A informação sobre sua partida foi compartilhada pelo próprio América em uma nota em que lamenta e decreta luto por sete dias. “Em diálogo com sua família, o clube está organizando os serviços funerários e em breve traremos novas informações”, complementou a nota.

Nascida em 4 de outubro de 1924, Tia Ruth completaria na próxima segunda-feira 97 anos e partiu sem conseguir o seu último desejo. Ela sempre falava que não gostaria de morrer antes de ver o América campeão novamente, com as recentes eliminações na Copa Rio e na segunda divisão do Campeonato Carioca, isso não foi possível.

Mas ela viveu o suficiente para viver alegrias com o clube, como na final do Campeonato Carioca de 1960 quando o América bateu o Fluminense por 2 a 1 no Maracanã e se sagrou campeão estadual pela última vez. Naquela ocasião, Tia Ruth estava grávida e havia sido desaconselhada a ir ao estádio, mas ela contrariou as recomendações médicas e com a companhia do seu irmão foi mesmo assim. Ao saberem da história, os atletas dedicaram o título para ela.

Sua paixão pelo América veio de casa sob influência da sua mãe, que também era torcedora fanática e não perdia uma partida.

Manifestações

Além da nota emitida pelo América, nomes ligados ao clube também lamentaram sua morte. Um deles foi o meia Camilo, revelado pelo time carioca e que atualmente atua pela Ponte Preta. Ele comentou na publicação do América no Instagram: “Meus sentimentos à família. Descanse em paz Tia Ruth”, além de prestar tributo em uma postagem nos seus stories.

“Tristeza imensa! Faleceu hoje a querida Tia Ruth, prestes a completar 97 anos, torcedora símbolo do meu América. Inesquecível presença nos jogos do nosso time durante décadas. Descanse em paz”, publicou em sua conta no Instagram o jornalista José Trajano, fundador da ESPN Brasil e torcedor do América.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.