“Saber que eu poderei trabalhar na minha comunidade me motiva porque toda vez que alguém precisar eu estarei aqui para orientar”. A declaração de Carine da Silva da Conceição, 20 anos, resume bem o clima entre as dezenas de pessoas que estiveram na Quadra da Escola de Samba Unidos do Jacarezinho, na manhã desta sexta-feira, 1º de outubro, para participar da Oficina de Capacitação Profissional, promovida pela Águas do Rio, concessionária que arrematou os blocos 1 e 4 no leilão da Cedae, promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O contrato com a nova concessionária prevê o investimento de R$ 1,8 bilhão em comunidades não urbanizadas e a geração de 20 mil empregos diretos e indiretos. Desse total, a empresa Águas do Rio (do grupo Aegea) deverá gerar 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos em um processo de valorização da mão de obra das localidades onde atuará. Nesta primeira fase, que está em andamento, serão contratadas quase 2 mil pessoas, sendo mais da metade destas vagas para a capital.
Para preparar os interessados nessas vagas, a empresa convidou o CEO de uma empresa de socialtech, Robson dos Santos, para ensinar os candidatos como montar um currículo e ser bem sucedido em uma entrevista. Já a coordenadora do setor de Recursos Humanos da empresa, Fernanda Lima, explicou como se candidatar para as vagas oferecidas pela concessionária.
- Eu trabalhava vendendo Avon, mas já não estava dando muito dinheiro. Soube desse evento pelo Facebook e também pela associação de moradores. Achei muito legal as palestras hoje porque eu mesma não sabia como fazer um currículo – conta Carine, que está em busca do primeiro emprego formal e que sonha ter uma casa própria.
O processo seletivo tem como ideia inicial a valorização da mão de obra local, com o intuito de que os profissionais atuem próximo às suas residências, fazendo diferença no local em que vivem. Os interessados em se candidatar aos postos de trabalho oferecidos devem entrar no site aguasdorio.com.br e clicar em “Carreiras”, onde terão acesso ao material sobre a empresa e poderão inserir seus dados.
- A gente está feliz porque a comunidade está sendo atendida, feliz porque os moradores estão recebendo um treinamento de qualidade. Esse é o tipo de tratamento que a comunidade quer – disse Leonardo Pimentel, presidente da Associação de Moradores do Jacarezinho.
Heber Macedo, de 57 anos, vê na chegada da empresa Águas do Rio a oportunidade de voltar a trabalhar de carteira assinada e de continuar a ajudar a comunidade onde mora:
- Na verdade, vai ser um complemento. Eu já trabalho com ação social aqui dentro da comunidade e poder servir formalmente vai ser excelente. Eu já me vejo empregado - disse Heber.
Plano de carreira
Fernanda Lima incentiva as pessoas a tentarem uma vaga e explica que haverá oportunidade para vários níveis de experiência profissional e educacional. Segundo ela, a empresa tem uma série de treinamentos e incentivos para que o funcionário fique cada vez mais qualificado.
- Temos uma academia com trilhas de treinamentos e um curso universitário, reconhecido pelo MEC, para qualificar nossos funcionários – explica a coordenadora do RH.
De acordo com o Superintendente de Comunidades, Guilherme Campos, o plano de ação da Águas do Rio prevê levar às localidades mais do que empregos, mas também cidadania, saúde, educação, além de serviço de qualidade.
Com o sonho de dar uma casa própria para os dois filhos, Beatriz Souza do Nascimento, 26 anos, disse que levará para a vida os ensinamentos que aprendeu na capacitação. Animada, ela chegou ao local da palestra às 4h por medo de ficar de fora e vê a chegada da empresa ao Jacarezinho como uma oportunidade também para os mais novos.