TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Prefeitura do Rio lança o Plano Verão contra alagamentos e chuva forte

Plano Verão terá câmeras e sensores espalhados pela cidade do Rio

Por Portal Eu, Rio! em 06/10/2021 às 09:51:39

Prefeito Eduardo Paes disse que a Prefeitura se prepara para as chuvas de verão. Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio.

A Prefeitura do Rio apresentou nesta terça-feira (05/10) o Plano Verão 21/22 para reduzir os impactos das chuvas na cidade composto por 12 frentes de trabalho e parcerias com concessionárias de serviços públicos e órgãos do governo do estado. A apresentação ocorreu no Centro de Operações Rio (COR).

O prefeito Eduardo Paes disse que, ao assumir o cargo, antecipou diversas ações estratégicas antes do início do período chuvoso. E a partir deste mês, 6.886 profissionais e 1.571 equipamentos estarão envolvidos para atuarem durante os eventos severos de chuva.

“Esse plano é a garantia para a população que a Prefeitura, com todas as suas limitações orçamentárias vividas neste ano, buscou se preparar para as chuvas de verão. Vamos ver um conjunto de ações da Secretaria de Conservação na limpeza de ralos, da Rio-Águas na dragagem de rios e obras importantes da Geo-Rio – disse Paes. O prefeito Eduardo Paes, durante a divulgação do plano no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova.

Paes destacou que, por mais que a cidade se prepare, é necessário que os cariocas não se arrisquem em situações extremas. Lembrou que, por vezes, a força da natureza é capaz de superar qualquer tipo de medida preventiva.

– Vamos sempre lembrar que, por mais que a Prefeitura possa fazer, por mais recursos que se gaste, há situações extremas em que não há cidade que resista. Nessas ocasiões, vamos sempre pedir à população que fique em casa, que não se desloque, que deixe seus afazeres para depois, porque são momentos de emergência. Temos situações em que não há obra de drenagem, não há limpeza de galeria e de rua que possam resolver – ressaltou Paes.

Prefeitura antecipou Operação Rala Limpo em três meses

A preparação teve início em 5 de julho com a remoção de 411 toneladas de resíduos e a desobstrução de 4.201 ralos de 50 vias públicas com alagamentos constates em épocas de chuva forte.

A escolha dos pontos foi feita através do mapeamento feito por profissionais da Comlurb e da Secretaria de Conservação, em todas as regiões da cidade.

Até dezembro, serão instaladas 2 mil câmeras de monitoramento e 300 sensores pela cidade. O objetivo é possibilitar o atendimento em regiões alagadas.

“O avanço das tecnologias nos permite prever o alagamento. Não consegue evitar o alagamento. Os sensores nos permitem algum grau de previsibilidade”, explicou Paes.

O planejamento incluiu ainda a limpeza de escadas hidráulicas em seis comunidades: Borel, Andaraí, Rocinha, Santa Marta, São João e Complexo do Alemão. Ao todo, foram realizadas 80 ações pela Comlurb, que envolveram 904 agentes para a remoção de 178 toneladas de lixo.

A ação prosseguirá com a limpeza nas comunidades do Tuiuti, Salgueiro, Chacrinha, Comunidade da Matriz, Cotia, Dendê, Vila Joaniza, Chacrinha (Mato Alto), Bateau Mouche, São José Operário, Favela do Areal, Vidigal, Mangueira e Morro dos Prazeres.

Novos pontos de atendimento em caso de emergências

No atendimento direto à população, a Secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil municipal atualizaram o protocolo de atendimento a vulneráveis, incluindo 27 novos pontos do total de 241 locais de apoio a moradores de 103 comunidades do Rio. Foram realizados ainda 15 simulados de desocupação de imóveis até o momento; e seis novos núcleos de Proteção e Defesa Civil foram criados nos bairros de Guaratiba, Jardim Maravilha, Acari, Fazenda Botafogo, Bangu e Piedade.

O Plano Verão contará ainda com a campanha “Para Saber de Cor”, com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre os cincos estágios operacionais da cidade (normalidade, mobilização, atenção, alerta e crise), por meio de diversos canais de comunicação, como os relógios digitais e o aplicativo COR.Rio.

Com o aplicativo, o usuário recebe alertas geolocalizados por região e notificações sobre chuvas, acidentes graves e outras intervenções que impactem determinadas vias da cidade.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.