TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Terreno que sediou casa onde morou Machado de Assis vai virar depósito de supermercado

Escritor de "Dom Casmurro", entre outras obras, e fundador da Academia Brasileira de Letras residiu no Cosme Velho

Por Anderson Madeira em 08/10/2021 às 19:56:13

Foto: Divulgação

O terreno que sediou a casa onde o escritor Machado de Assis viveu no bairro do Cosme Velho, na Zona Sul do Rio de Janeiro, de 1893 até 29 de setembro de 1908, quando ele faleceu, vai virar depósito de supermercado. Ele era conhecido como ‘Bruxo do Cosme Velho’ pela sua genialidade de sua obra e fundou a Academia Brasileira de Letras, cuja sede é no Centro da cidade. Nos anos 1980 foi construído no local um prédio residencial de dez andares, dois pavimentos de garagem e com algumas lojas no térreo. Entre elas, um bistrô que lembra que no local existiu a residência do escritor.


Casa onde morou o escritor Machado de Assis, no Cosme Velho. Foto: Arquivo Nacional

Anos depois da morte de Machado, a casa onde ele passou os últimos anos foi demolida. O bistrô que existe no local chama-se Garrafaria Assis, justamente em homenagem ao autor de ‘Dom Casmurro’. Lá há uma placa afixada em uma pilastra lembrando que no terreno morou o escritor. A proprietária do estabelecimento, Elen Hartmann, informou à reportagem que vendeu o ponto. Este fica na Rua Raimundo Corrêa, 10.


Atual prédio no local, onde há um bistrô no térreo. Foto: Divulgação

“Não sou mais responsável pelo bistrô. Há seis meses eu passei o local”, contou a empresária, que não informou para qual supermercado vendeu o espaço. A Garrafaria Brasil vai continuar funcionando apenas na unidade de Copacabana.


Entrada do bistrô "Garrafaria Assis", vendido a um supermercado. Foto: Divulgação

O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, procurado pela reportagem, informou que a casa onde viveu Machado foi demolida há décadas e, por isso, não há nada que o órgão possa fazer. A Academia Brasileira de Letras, também procurada, não se pronunciou até o momento.

O imóvel do Cosme Velho não foi o único lugar onde Machado morou. Ele nasceu no ano de 1839 em uma casa situada na ladeira no Morro do Livramento, na região central da cidade. Nesta época, o lugar não era degradado. Durante o ano de 1874, ele e a esposa Carolina moraram em um sobrado na Rua da Lapa, no Centro. Lá, ele escreveu o romance “A mão e a luva”. A residência ficava próxima aos Arcos da Lapa. Era considerado um endereço nobre e de classe média. O imóvel possuía dois apartamentos, sendo um no pavimento térreo e outro no segundo piso, onde viveram Machado e Carolina.

A casa do Cosme Velho ficava próxima onde foi construída a estação de trem que liga ao topo do Corcovado. Na época, a região era pouco povoada.

A fundação da ABL

Junto com outros escritores, Machado fundou a ABL em 1897. Até o ano de 1923, não teve sede própria. Nos primeiros anos, as reuniões ocorreram no Real Gabinete Português de Leitura, perto da Praça Tiradentes. A partir da década de 1920, as reuniões passaram a ser realizadas na parte de um edifício público chamado Soligeu, construído em 1904.

Neste edifício, várias outras entidades também tinham sedes em andares diferentes ou salas diferentes. Este edifício foi demolido no início da década de 1970. Em 1923, o governo da França doou à ABL a sede atual, em um edifício de estilo neoclássico que foi usado como Pavilhão Francês na Exposição Mundial Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil. A instituição também é chamada de Casa de Machado de Assis.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.