TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Morre, aos 85 anos, a soprano espanhola Montserrat Caballé

Ela sofria de um problema na vesícula, mas não há informações da causa de sua morte

Por Cristina Ramos em 06/10/2018 às 13:29:18

Foto: Pixabay

Morreu neste sábado (6), aos 85 anos, a soprano espanhola Montserrat Caballé. A artista estava internada no Hospital San Pau, em Barcelona, desde meados de setembro, devido a um problema na vesícula. Porém, não foi divulgada a causa da sua morte. O velório será no domingo (7), a partir das 14h, e o funeral na segunda-feira (8), em Barcelona, sua cidade natal.

Com uma voz extraordinária, a soprano se apresentou nos mais importantes palcos do mundo com as obras: "La serva padrona" (Pergolesi); "Cosi fan tutte" (Mozart); "Norma" e "I puritani" de Bellini. Se destacaram em seu repertório: "Il trovatore", "La Traviata", "Um ballo in Maschera" e "Aida", todas de Giuseppe Verdi. Interpretou as heroínas "Isolda" e "Sieglinde" de Wagner, como também as quatro obras de Giacomo Puccini: "Tosca", "La Boheme", "Madame Butterfly" e "Turandot".

Considerada por muitos críticos como a melhor soprano do século XX, e uma das últimas grandes divas da ópera, a artista ganhou um Grammy e a distinção Príncipe das Astúrias das Artes, em 1991, a mais alta distinção concedida na Espanha.

Montserrat Caballé há alguns anos já vinha passando por problemas de saúde. Em outubro de 2012, a cantora sofreu um acidente vascular cerebral durante uma apresentação na Rússia. Ao cair inconsciente, ela fraturou o úmero. Além da saúde, Montserrat também teve alguns contratempos fiscais: foi condenada a seis meses de prisão; e a pagar uma multa de quase 250 mil euros por evasão fiscal, em dezembro de 2015.

A soprano Montserrat Caballé estreou profissionalmente em 1956 e fez mais de 4 mil apresentações. Dividiu o palco com grandes artistas e alegava ter uma química especial com três deles: Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras.

Freddie Mercury foi outro grande destaque na trajetória da soprano Montserrat. Após a morte do cantor, a canção "How can I go on", foi tema da abertura dos Jogos Olímpicos de 1992. Quem presenciou essa época, sabe o enorme sucesso que a música do tema dos Jogos Olímpicos representou mundialmente. A dupla teve também outras grandes músicas em evidência como "Live at Cu Club Ibiza" em1987 e "Live at La Nit" em 1988, ambas foram apresentadas em Barcelona.

Despedidas

"De todas as sopranos que escutei ao vivo em teatros, nunca escutei ninguém cantar como Caballé", disse o tenor espanhol, José Carreras, numa entrevista de rádio concedida neste sábado (6).

O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, escreveu no Twitter: "sua voz e sua doçura permanecerão sempre conosco".

O rei da Espanha, Felipe VI, expressou suas condolências por meio de sua conta oficial no Twitter. "Sua personalidade e sua voz inigualável vão nos acompanhar para sempre."

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.