TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Catamarã Charitas-Rio deve voltar até dezembro

Concessionária das barcas ressalta que não participará da nova licitação, em 2023, e prefeito de Niterói promete manter subsídio às passagens de ônibus

Por Anderson Madeira em 20/10/2021 às 18:43:42

Foto: Divulgação

O serviço de catamarãs entre Charitas e Praça XV, operado pela concessionária CCR Barcas, interrompido em março do ano passado devido à pandemia de covid-19, vai voltar a funcionar, de forma gradual, a partir de novembro. A Secretaria de Estado de Transportes publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (20) a Resolução 1.462, que determina o retorno do modal dentro de 45 dias. A partir de 10 de janeiro de 2022, poderá voltar a operar no horário de antes da pandemia, com intervalos de 20 minutos.

A princípio, o intervalo entre as viagens será de uma hora, com início às 6h15 (Charitas-Praça XV) e às 6h45 (Praça XV-Charitas). A Resolução regulamenta o Decreto 47.801/2021, em vigor desde ontem, que estabelece novas medidas de prevenção e enfrentamento da propagação do novo coronavírus em decorrência da situação de emergência em saúde.

Já a grade de horários pré-pandemia da linha Praça XV – Arariboia será retomada em 30 dias. Atualmente, nos dias úteis, a circulação se dá com intervalos de até 30 minutos nos horários de pico (05h30 às 9h e 16h às 18h) e de uma hora nos horários aos sábados, domingos e feriados.

Ainda de acordo com a publicação, as linhas Praça XV - Paquetá e Praça XV - Cocotá permanecem com a grade determinada por decisão judicial, com intervalos que variam de duas horas a três horas.

Os órgãos de regulação serão responsáveis pela verificação do cumprimento das restrições estabelecidas na Resolução, bem como pela aplicação de sanções em caso de descumprimento. A concessionária deve adotar procedimentos de limpeza e desinfecção nas embarcações, como disponibilização de álcool em gel ou produto higienizador com eficácia semelhante, em quantidade compatível com a demanda em todas as estações. Os empregados da concessionária e os usuários devem usar máscara de proteção facial, de forma adequada.

Caberá à Secretaria realizar toda e qualquer alteração na operação que venha a adequar a movimentação de pessoas no meio de transporte pelo período que perdurar o estado de calamidade pública, bem como sua eventual prorrogação.

Segundo a assessoria da CCR Barcas, até antes da pandemia, a linha Charitas-Praça XV transportava uma média de sete mil passageiros por dia. Mas a concessionária também informa que antes da pandemia já registrava perda de 70% da demanda. Nesta quarta-feira, foi divulgada uma nota sobre a questão.

"Diferentemente de todos os outros modais, as barcas ainda se encontram num patamar de perda de cerca de 70% da demanda em relação ao período anterior à pandemia. A companhia está em estado dramático e falimentar, sem nenhum apoio do Estado para a grave crise que está atravessando. O contrato de concessão não atende às necessidades da sociedade, concessionária e ERJ, e, conforme já alertado exaustivamente pela companhia, em hipótese nenhuma, a Concessionária continuará com a prestação do serviço após o prazo final da concessão (11/02/23). Importante enfatizar também que a CCR não participará da relicitação e vê com preocupação para a continuidade do transporte aquaviário o fato de o novo edital ainda não estar pronto, uma vez que 2022 é ano de eleições para governador e para deputado estadual. A Concessionária entende que o assunto não tem sido tratado com a devida importância".

O valor da tarifa da linha é de R$ 19. Ele é definido todo ano, no dia 12 de fevereiro, pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp).

O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), manifestou-se nesta quarta-feira, em sua conta numa rede social. Ele se dispôs a continuar subsidiando a passagem dos ônibus municipais que fazem a integração com as barcas.

"Como adiantei aqui, o Governo do Estado publicou hoje no Diário Oficial a retomada da linha de catamarãs Charitas-Praça XV, após meses de muita negociação por parte da Prefeitura de Niterói com a Secretaria Estadual de Transportes. Reitero que já deixei claro para o governador Cláudio Castro que, para manter este serviço tão essencial para a cidade, a Prefeitura de Niterói está disposta a colaborar ainda mais com o Estado. Hoje, para estimular a procura pelo serviço, a Prefeitura de Niterói já subsidia a passagem dos ônibus municipais daqueles que fazem integração com as barcas. Não vamos admitir que os niteroienses sejam prejudicados".

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.