Na última 6ª feira (22.out), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém (PA) confirmou, em nota, um aumento da circulação de uma subvariante Delta do novo coronavírus. A cepa não pode ser detectada em testes rápidos e pelos protocolos padrões de RT-qPCR.
A Sesma confirmou a informação após o sequenciamento de 16 amostras do vírus, obtidas de pacientes do município. A partir desta constatação, a prefeitura da cidade está orientando isolamento social de 14 dias para aqueles que apresentarem sintomas compatíveis com a covid-19.
Na nota, a secretaria apresentou dados sobre os casos de covid-19 notificados em Belém, referente aos meses de julho, agosto, setembro e outubro, que mostram uma inversão das variantes identificadas em pacientes com a doença.
Nos meses de julho e agosto, dos 1.612 casos do novo coronavírus, 72 amostras de pacientes sintomáticos que apresentaram resultados RT-qPCR positivo foram enviadas para sequenciamento. Dessas infecções, 84,7% foram provocadas pela variante Gamma, enquanto da variante delta o valor foi de 9,7%.
Já em setembro, dos 332 casos notificado, 24 dos pacientes sintomáticos tiveram resultado positivo no RT-qPCR e, destes, 50% foram causados pela variante Delta e a outra metade havia sido infectada pela variante Gamma da covid-19.
Contudo, nos primeiros 20 dias de outubro, foram notificados 152 casos e, das amostras 20 sequenciadas, 75% foram provocadas pela variante delta, enquanto a variante Gamma foi registrada em 25% dos pacientes, evidenciando uma inversão entre julho/agosto e outubro.
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém ainda reforça que, diante deste cenário, a população deve seguir com as medidas de proteção e prevenção contra a covid-19: isolamento domiciliar de pessoas com suspeita ou em período de transmissão da doença, uso obrigatório de máscara, distanciamento social e a lavagem frequente das mãos, com água e sabão e/ou álcool em gel.
Desde o início da pandemia, já foram registrados mais de 596 mil casos da covid-19 no Pará, que resultaram na morte de mais de 16 mil pessoas. Segundo a Secretaria de Saúde Pública do Pará, mais de 8,4 milhões de doses já foram aplicadas no estado e, desse valor, 29,45% da população já está com o esquema vacinal primário completo, isto é, já recebeu a 2ª dose da vacina ou o imunizante de dose única.
Fonte: Agência Brasil