Para acabar com os inúmeros casos de furtos de cabos nos trilhos dos trens, que vem provocando interrupções nas viagens em diversos ramais, principalmente na Baixada Fluminense e na Zona Oeste do Rio, a concessionária Supervia, responsável pelo transporte ferroviário na Região Metropolitana, iniciou a canalização subterrânea dos cabos, visando dificultar a retirada do material por criminosos.
Segundo a Supervia, esta é uma medida emergencial que visa mitigar as ocorrências de furtos de cabos, dificultando a localização do material pelos criminosos. “Esse tipo de instalação tem um custo três vezes maior para a concessionária que o modelo tradicional, gerando um gasto extra que poderia ser investido em outras melhorias. Mas, nesse momento, levando-se em conta a quantidade alarmante desses crimes contra o sistema ferroviário, o investimento foi necessário. As ocorrências de furto de cabos afetaram sobremaneira a operação e a rotina dos clientes. De janeiro a setembro de 2021, houve 409 ocorrências e foram furtados mais de 23 mil metros de cabos, causando à SuperVia um prejuízo de mais de R$ 1 milhão. O cobre presente nesses cabos é vendido no mercado ilegal“, informou a concessionária, em nota.
A empresa acrescentou que contratou policiais militares pelo Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) que tem apoiado as forças de segurança do Estado nas áreas mais sensíveis.
“No entanto, a concessionária conta com a atuação das autoridades competentes e da força-tarefa pelas forças de segurança do Estado montada para combater esses casos, uma vez que, de acordo com o contrato de concessão, a segurança pública dentro do sistema ferroviário é de responsabilidade do Governo do Rio de Janeiro. A SuperVia também contribui com informações que possam auxiliar o trabalho das polícias, que vêm trabalhando em parceria com a concessionária. Esse trabalho, tem culminado em diversas prisões e recuperações de materiais. O objetivo de todas essas ações é melhorar o serviço para as milhares de pessoas que dependem dos trens do Rio.”
Procurada pela reportagem do Portal Eu, Rio!, a Supervia não informou os locais de canalização subterrânea. Segundo a concessionária, o cronograma é definido de acordo com as prioridades observadas pela empresa.