Pela primeira vez, desde o início da pandemia de Covid-19, a cidade do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense estão com o risco muito baixo para contaminação pelo novo coronavírus.
A classificação de bandeira verde na Região Metropolitana I consta do Mapa de Risco da doença feito pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e se baseia, entre outros indicadores, no número de mortes em uma semana, que caiu de 301 para 130 nesses municípios, uma queda de 56,8%.
Na média geral, o estado do Rio de Janeiro teve 45% menos internações e 52% menos óbitos por síndrome respiratória aguda grave na semana de 10 a 16 de outubro, comparada à de 26 de setembro a 2 de outubro.
Ao divulgar os dados nesta sexta-feira, o governo do estado informou que, com o avanço da campanha de imunização e a diminuição de transmissão da doença, a taxa de ocupação de leitos segue em queda sustentável.
A ocupação de unidades de terapia intensiva passou de 41%, no levantamento anterior, para 33% no decorrer desta semana. Para os leitos de enfermaria, o recuo foi de 21% para 20%. Os percentuais são os menores do ano, e parte dos leitos está sendo revertida para tratamentos de outras especialidades.