Desde ontem (1º), a empresa Águas do Rio iniciou a operação de saneamento básico em 27 cidades do estado fluminense após o leilão de privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). A nova responsável também vai atuar em 124 bairros da capital. Para marcar o início das atividades, o governador Cláudio Castro e o presidente da nova concessionária Alexandre Bianchini acompanharam o lançamento do programa "Vem com a Gente" na Mangueira e na Barreira do Vasco, ambas na Zona Norte do Rio, assim como o início das obras de recuperação da Estação Elevatória de Esgoto Parafuso, localizada na praia de Copacabana, na Zona Sul.
“Este é um projeto que não começa só aqui, na Mangueira, mas nas 27 cidades em que a Águas do Rio, empresa do grupo Aegea, está presente. A concessionária percebeu que este é um compromisso de longo prazo, mas já começa trabalhar deste o primeiro dia, com um olhar muito especial pelas comunidades. A antecipação da operação plena permite que as pessoas já comecem a ser beneficiadas, com início das obras, para trazer mais qualidade de vida para a população”, disse o governador.
Cronograma de 100 obras
Além da capital, as intervenções que prometem melhorar o saneamento básico também começaram ontem em outros 26 municípios fluminenses, que compõem a área de concessão da Águas do Rio, vencedora dos blocos 1 e 4 do leilão a Cedae. A companhia estadual permanece encarregada do tratamento da água que será distribuída para a maioria das cidades da Região Metropolitana.
“Elaboramos um cronograma inicial para executar em torno de 100 obras e boa parte estará concluída nos primeiros quatro meses. Elencamos locais que com ações mais rápidas será possível gerar melhorias efetivas para a população, além da recuperação de estruturas. O foco é oferecer à população serviços eficientes e atendimento ágil”, explicou Joselio Alves Raymundo, diretor de Operações da Águas do Rio.
Além das obras na estação da Praia de Copacabana, a Águas do Rio explicou quais são algumas das intervenções previstas em outras áreas. Na Zona Norte, a empresa promete investir na recuperação das estruturas das instalações que precisam de reparos emergenciais começa pela Estação de Tratamento de Esgoto Penha (ETE Penha). Outra promessa é na ampliação das redes de distribuição da água que chega na Ilha do Governador, em Cordovil, Vigário Geral, e Rocha Miranda, beneficiando em torno de 5 mil pessoas.
As extensões de redes também começam o município de São Gonçalo, nos bairros Mutuapira, Estrela do Norte e Engenho Pequeno, que devem beneficiar mais de 15 mil usuários. Já nos municípios do interior, onde a empresa também é responsável pelo tratamento da água, as obras iniciais estão concentradas nas instalações de captação e reservação. E nas nove cidades da Baixada, além do assentamento de novas redes, as melhorias operacionais passam pela instalação ou substituição de novas bombas nos sistemas de distribuição de água.
A mobilização faz parte do investimento de R$ 24,4 bilhões para universalizar o acesso a água e ao serviço de coleta e tratamento de esgoto, a realização de projetos socioambientais, a geração de emprego e renda com a contratação de profissionais, entre outros. Até este momento, dois mil funcionários diretos e mais de 1.800 indiretos já foram integradas à companhia e o processo seletivo se mantém aberto com o objetivo de preencher 5 mil vagas diretas e uma estimativa de 15 mil indiretas.
“Quando a Aegea, que é líder no saneamento privado no país, iniciou os estudos para participar do leilão no Rio começamos a construir um sonho: toda casa com água e coleta e tratamento de esgoto, todo cidadão com saúde e dignidade. Hoje, damos mais um passo para concretizar esse sonho. Essa legião de colaboradores que está nas ruas, seja aqui na capital, lá na Baixada, no Leste e no interior do estado, vai trabalhar para que 10 milhões de pessoas tenham qualidade de vida, principalmente aqueles que estão à margem dos serviços de saneamento básico. É um grande desafio, mas também a oportunidade de fazer a diferença e transformar a vida dessas pessoas”, afirmou o presidente da Águas do Rio.
Projeto Vem com a Gente
O programa chamado Vem Com a Gente é voltado para a regularização do acesso aos sistemas de água e esgoto onde já há redes instaladas, bem como atualizar os dados comerciais, como titularidade e endereço. Realizado de forma itinerante, os agentes cadastram os moradores na tarifa social, seguindo o compromisso da companhia de ampliar a adesão acima dos 5% previstos em contrato. Hoje, menos de 1% dos usuários é beneficiado com essa tarifa especial, de acordo com a empresa.
A Águas do Rio garante que vai levar o programa, que foi iniciado na Mangueira e na Barreira do Vasco, a todas as comunidades da área de concessão.
Para Fátima Gomes, moradora da Mangueira, a chegada da Águas do Rio traz esperança para a comunidade.
“Temos muitas casas aqui que o esgoto e a água praticamente se misturam, colocando a saúde da gente em risco. Sabemos que as obras trarão um pouco de transtorno no dia a dia, mas vai valer a pena, porque finalmente vão olhar para as comunidades”, comemorou Fátima.
Morador da Barreira do Vasco e contratado pelo Vem Com a Gente, Wanderson Alves ressaltou que a colaboração de todos é muito importante.
“A partir de hoje começa um desafio, pra mim e para toda a comunidade. Estou empenhado em trazer melhorias para as pessoas com quem convivo. Mas é importante lembrar que os pequenos gestos, no dia a dia, é que fazem toda a diferença”, frisou.
Para Bruno César, morador da Mangueira e também contratado para o programa, trabalhar com água e saneamento traz alegria porque é possível modificar a vida das pessoas. A possibilidade de progressão na carreira, porém, foi um grande diferencial.
“Passei a vida como vigilante, nunca tinha visto oportunidades de crescimento. Hoje vejo que é possível, quero voltar a estudar e encontrar novas frentes de trabalho dentro da empresa”, comentou.
A partir do dia 3 de novembro, o Vem com a Gente chegará em outras localidades da capital e em mais nove municípios da concessão: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paquetá, São Gonçalo e São João de Meriti.
“O Vem com a Gente é o maior programa social da Águas do Rio para os próximos três anos, e tem como objetivo garantir a universalização do saneamento nas cidades de atuação. Vamos trabalhar de maneira mais precisa, para resolver as demandas e melhorar a qualidade de vida nestes locais”, explica o diretor do programa, Waldyr Vilanova.